Governança Corporativa


A governança corporativa é uma parte muito importante na gestão, ajudando a aperfeiçoar processos, gerenciar e reduzir riscos e a estruturar as melhores práticas éticas no nosso ambiente de trabalho. Deste modo, visando as boas práticas de gestão para contribui com bons resultados nas condutas, decisões e relações da instituição com os seus públicos de interesse, a Unimed Andradas adota formalmente a Política de Governança Corporativa.
Além da adequação de suas práticas gerenciais baseadas nos princípios básicos do cooperativismo, a cooperativa busca seguir os princípios que norteiam a Governança Corporativa, são eles:

Transparência

Consiste em um princípio que visa disponibilizar as informações que sejam do interesse das partes interessadas e não apenas as impostas por disposições de leis e/ou regulamentos. Tais informações não se devem restringir apenas ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

Equidade

É caracterizada pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando-se em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Prestação de contas

Conhecido também como accountabbility, refere-se a prestação de contas realizada pelos agentes de governança referente aos seus atos de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, com a adoção integral das consequências de tais atos e omissões e uma atuação com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

Responsabilidade Corporativa

Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazos.


Assim, a governança garante a conformidade com as melhores práticas do mercado e no âmbito dos órgãos reguladores e fiscalizadores, contribuindo para a sustentabilidade do negócio integrando as áreas da Unimed Andradas, visando executar as estratégias de negócio segundo as políticas de governança, gestão de riscos, conformidade legal e controles internos.

Neste sentido, a Unimed Andradas conta com uma estrutura de Gestão de Riscos e Controles Internos - GRC, através de um processo de governança pelo qual a área efetua a gestão do apetite definido para os riscos no que tange à Resolução Normativa da ANS nº 518 (e suas respectivas alterações), a fim de estabelecer os melhores indicadores de performance e de risco para monitorar as atividades. ¿¿

Organograma da Singular

Organograma - Governança Corporativa

Estrutura GRC

O Comitê de Gestão de Riscos e Controles Internos é um órgão colegiado, de assessoramento, que se reporta diretamente ao Conselho de Administração, e suas deliberações auxiliam na elaboração, implementação, acompanhamento e fomentação da política de Gestão de Riscos e Controles Internos da Unimed Andradas. O comitê é composto por 5 (cinco) membros nomeados, sendo um Conselheiro Administrativo, o Diretor Financeiro, a Gerente Contábil, a Gerente Administrativa e uma colaboradora do setor jurídico. 

Política e Diretrizes
  
       
As políticas institucionais da Unimed Andradas representam a mensagem macro e de mais alto nível sobre como a cooperativa conduz o seu negócio e suas atividades, de modo a constituir um repositório compreensível de sua cultura, princípios e valores, a partir dos quais todos os processos se derivam. Assim, a Unimed Andradas estrutura as políticas e diretrizes que compõem o seu funcionamento com base no conhecimento do perfil e riscos da empresa, utilizando-as para prevenir, detectar e remediar possíveis irregularidades. Cada área é responsável pela revisão dos documentos que compõem seu funcionamento, e/ou por demandar ações às áreas responsáveis, sempre que houver necessidade de adequação às legislações e/ou processos internos ou minimamente a cada 1 ano.
Código de Conduta
       
O Código de Conduta Unimed da Unimed Andradas é um documento formal, que fornece diretrizes para nos ajudar a manter os devidos padrões de comportamentos éticos no desempenho do nosso trabalho, de modo a nortear todas as conexões, estabelecendo papéis e responsabilidades, a partir do momento em que há vinculação ao Sistema Unimed.
Transparência
       
Investir em boas práticas de gestão faz toda a diferença e contribui para bons resultados nas decisões e relações das cooperativas com os seus públicos de interesse. Neste sentido, a transparência consiste em um princípio que visa disponibilizar as informações que sejam do interesse das partes interessadas e não apenas as impostas por disposições de leis e/ou regulamentos. Tais informações não se devem restringir apenas ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização. Desta maneira a Unimed Andradas valoriza o compromisso com a Governança Corporativa fortalecida, prezando sempre pela transparência para auxiliar a aperfeiçoar seus processos, gerenciar e reduzir riscos e a estruturar as melhores condutas éticas no ambiente de trabalho.
Documentos disponíveis para download