Assistência Farmacêutica

Viver Bem

O Espaço Viver Bem conta com farmacêuticos especializados para orientações sobre o uso de medicamentos.

O beneficiário será avaliado de forma individual, com foco nos medicamentos consumidos, e receberá informações de como fazer a administração, armazenamento correto, posologia e interação medicamentosa.

O diagnóstico de qualquer problema de saúde só pode ser feito por médicos e somente ele pode indicar ou contraindicar o tratamento mais adequado.
 

Baixe a Orientação



Perguntas e Respostas

O Que é Um Medicamento de Referência?
       
  • Medicamento de referência é o medicamento inovador, que tem seu registro e comércio no país, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente, por ocasião do registro na Anvisa.
O Que é Um Medicamento Genérico?
       
  • Medicamento genérico é aquele que contém as mesmas substâncias ativas, com dose e forma farmacêutica idênticas ao medicamento de referência. Deve ser administrado na mesma via que este. A embalagem apresenta uma tarja amarela com a letra “G” em destaque.
  • Os genéricos geralmente são produzidos após a expiração ou renúncia da proteção da patente ou de outros direitos de exclusividade e a aprovação da comercialização é feita pela ANVISA, são aprovados também em testes de qualidade da ANVISA, em comparação aos medicamentos de referência.
O Que é Um Medicamento Similar?
       
  • Medicamento similar é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, e apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica. Hoje em dia, os medicamentos similares passam por testes de bioequivalência, igual ocorre com os genéricos.
  • Também são aprovados nos testes de qualidade da ANVISA, em comparação ao medicamento de referência.
Quais São as Diferenças Entre Comprimidos, Drágeas e Cápsulas?
       
  • Os comprimidos são a forma sólida de um pó medicamentoso, preparado por compressão, onde a digestão inicia no estômago. O sublingual foi elaborado para dissolver com a saliva (debaixo da língua), para que o princípio ativo seja absorvido pelas mucosas, acelerando o efeito do medicamento.
  • As drágeas são revestidas com algum polímero para que o princípio ativo seja protegido do ar, luz e umidade.
  • As cápsulas são revestidas com gelatina, também para que o princípio ativo seja protegido do ar, luz, umidade e, devido sua alta solubilidade e digestibilidade no organismo, libera rapidamente o fármaco de seu interior.
  • O revestimento do medicamento é necessário para facilitar a deglutição e para que a liberação de cada fármaco seja realizada apenas onde se deseja.
Posso Cortar Comprimidos ou Abrir Cápsulas?
       
  • Em sua maioria os comprimidos não devem ser partidos, principalmente os que possuem revestimento, pois o risco de alteração de dosagem é grande, mesmo usando utensílios de corte de comprimidos.
  • Além de alterar a dosagem, o ato de partir pode levar aos fatores do ambiente externo para degradação do medicamento.
  • A parte externa da cápsula serve para proteção, tanto do medicamento, quanto para o organismo, não sendo recomendável o ato de abri-las.
  • Caso tenha dificuldade de ingerir esse tipo de medicamento, converse com o médico para avaliar opções.
Posso Trocar o Medicamento Prescrito Pelo Médico?
       
  • Sim, desde que o médico esteja ciente e que a troca seja feita exclusivamente pelo Medicamento Genérico correspondente.
O Que é Interação Medicamentosa?
       
  • É uma resposta do organismo causada pela ingestão simultânea ou não de diferentes medicamentos. Esta interação pode reduzir o efeito de um dos fármacos ou potencializá-lo, o que pode causar efeitos imprevisíveis no tratamento.
O Que é Reação Adversa a Medicamento (ram)?
       
  • É definida como qualquer resposta prejudicial ou indesejável e não intencional que ocorre com medicamentos em doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico, tratamento de doença ou para modificação de funções fisiológicas.
Quais os Riscos de Utilizar Medicamento Durante a Gravidez e Amamentação?
       
  • Todos os medicamentos podem exercer efeitos indesejados sobre o feto como más formações, alterações bioquímicas e de comportamento, caso atravessarem a placenta.
  • No caso de amamentação, os medicamentos utilizados pela mãe podem passar para o bebê através do leite materno. Alguns podem diminuir a produção de leite, prejudicando a alimentação e o desenvolvimento do bebê. Somente aqueles indispensáveis devem ser utilizados nestes períodos, após criteriosa avaliação do seu médico.
Antibióticos Reduzem o Efeito dos Anticoncepcionais?
       
  • Sim, algumas substâncias podem alterar a flora gastrintestinal impactando no efeito desejado dos anticoncepcionais. Dessa forma, as pacientes devem ser alertadas sobre as possíveis interações entre esses antibióticos e anticoncepcionais hormonais e orientadas a fazer uso de método de barreira complementar.
  • O cuidado nesse período deverá ser redobrado.
Quais Medicamentos Posso Ter Em Casa?
       
  • A automedicação não é recomendada pelos profissionais da saúde, mas muitas pessoas têm a sua farmacinha em casa. Em geral, os analgésicos, antitérmicos, e antiácidos são drogas relativamente seguras, mas vale lembrar que cada indivíduo é único e tem suas particularidades. Esses medicamentos não curarão as doenças, apenas aliviarão os sintomas, caso tenha tomado a dose indicada e não obteve melhoras, procure um serviço de saúde.
Onde Armazenar os Medicamentos?
       
  • O local para armazenar os medicamentos deverá ser seguro, livre de calor, umidade, luz e fora do alcance das crianças e animais.
  • O ideal é que também seja armazenado dentro de sua caixinha original, juntamente com a bula, caso utilize porta-comprimidos para guardar os medicamentos, deixe somente a quantidade que forem utilizados no período de 24 horas. Sempre observe a data de validade. Evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, alimentos e perfumaria, não guarde medicamentos na porta da geladeira ou próximo do congelador. A insulina, por exemplo, perde o efeito se for congelada.
Como Jogar Fora Medicamentos Vencidos e Sem Uso?
       
  • Nunca jogar medicamentos vencidos e sem uso no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, pois eles são resíduos químicos poluentes do meio ambiente. As farmácias disponibilizam coletores específicos para isso. Os estabelecimentos que não têm coletores recebem esses medicamentos e encaminham para o descarte adequado. Procure a Vigilância Sanitária local ou peça orientação com seu farmacêutico e verifique a melhor alternativa.

Contato - Viver Bem