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Estimular a qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
Demonstrar como o mercado está se comportando com relação às questões assistenciais, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde.
O IDSS trabalha embasado na avaliação de quatro dimenssões:
(IDQS) Dimensão da Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
(IDGA) Dimensão da Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
(IDSM) Dimensão da Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
(IDGR) Dimensão da Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
É é realizado o cálculo a partir de indicadores definidos pela própria ANS, com base nos dados extraídos dos seus sistemas de informações gerenciais ou obtidos em sistemas nacionais de informação em saúde.
O IDSS é um índice composto, que varia de zero a um (0 a 1), e cada operadora recebe uma nota que a enquadra em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho: nota 0 – pior resultado; e nota 1 – melhor resultado, como pode ser observado na figura abaixo, e cada nota é representadas por cores:
O cálculo do IDSS de cada operadora é realizado pela média ponderada dos índices de desempenho das dimensões, conforme os pesos de cada dimensão descritos no Art. 10 da Resolução Normativa – RN Nº 505, DE 30/03/2022, que alterou a RN nº 423 de 11 de maio de 2017.
IDSS = (IDQS*0,30) + (IDGA*0,30) + (IDSM*0,30) + (IDGR*0,10)
Onde:
IDSS = Índice de Desempenho de Saúde Suplementar
IDQS = Dimensão da Qualidade em Atenção à Saúde
IDGA = Dimensão de Garantia de Acesso
IDSM = Dimensão de Sustentabilidade no Mercado
IDGR = Dimensão de Gestão de Processos e Regulação
Caso a Operadora seja acreditada:
(Pontuação Base de acordo com o nível de acreditação + IDSS) = 1
Pontuação base: pontuação base (fixa) especificamente para cada operadora acreditada, obedecidos os critérios estabelecidos na ficha técnica e o nível de acreditação obtido:
Nível I: 0,30
Nível II: 0,23
Nível III: 0,15
Os pesos de cada indicador são utilizados para compor a nota de cada dimensão. O índice de desempenho da dimensão da qualidade em atenção à saúde (IDQS), da dimensão de garantia de acesso (IDGA), da dimensão de sustentabilidade no mercado (IDSM) e da dimensão de gestão de processos e regulação (IDGR) serão calculados através da média ponderada dos indicadores da dimensão, ou seja, o numerador representa a soma dos produtos do resultado de cada indicador da dimensão pelo respectivo peso, enquanto que o denominador é a soma dos pesos dos indicadores da dimensão.
ID= ID1*P1+ID2*P2+¿+IDn*PnP1+P2+…+Pn
ID = Índice de desempenho da dimensão
ID1 = Índice de desempenho do indicador 1
P1= Peso do Indicador 1
ID2= Índice de desempenho do indicador 2
P2= Peso do Indicador 2
IDn=Índice de desempenho do indicador n
Pn= Peso do Indicador n
Veja o resultado atual e entenda como é feita a qualificação. Clique nos botões abaixo e veja diretamente no site da ANS - Agência Nacional de Saúde
A Unimed Araxá/MG realizou, no período de março a abril de 2023, por meio da empresa 121 Labs em parceria com a Faculdade Unimed e Unimed Aeromédica, a pesquisa de satisfação de beneficiários de planos de saúde, prevista no Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) e de acordo com a Instrução Normativa nº 10, de 30 de março de 2022, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Abaixo, arquivos disponíveis para consulta:
Abaixo, arquivos disponíveis para consulta:
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