Conheça os Projetos de Responsabilidade Social da Unimed Brusque

Judô Comunitário

A Unimed Brusque em parceria com o Instituto Unimed Santa Catarina e o Ministério do Esporte, desenvolve o Projeto Esporte Comunitário na Modalidade de Judô.

O projeto iniciado em 2005 tem como objetivo, promover a cidadania por meio da prática esportiva do judô, beneficiando 30 crianças e adolescentes estudantes de escolas públicas na localidade do Bairro Limeira, na cidade de Brusque, Santa Catarina.
Com aulas ministradas duas vezes por semana os alunos aprendem os fundamentos técnicos do judô e participam de atividades que contribuem para a melhoria do comportamento, auxiliam a desenvolver suas habilidades sociais, além de promover o respeito mútuo.
Essa modalidade de esporte é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes. Nestes 19 anos, cerca de 500 alunos já foram beneficiados.
O Projeto Esporte Comunitário Modalidade Judô tem desempenhado um papel significativo na formação de uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados em sua comunidade.
Por intermédio do esporte, os alunos são incentivados a se tornarem indivíduos responsáveis e comprometidos com o bem estar coletivo.

Essa iniciativa está alinhada com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em particular, contribui para o ODS 3 - Saúde e Bem-Estar, ao promover a prática de atividade física que beneficia a saúde física e mental dos participantes.
O projeto também se relaciona com o ODS 4 - Educação de Qualidade, ao oferecer uma oportunidade de aprendizado por meio da prática esportiva, desenvolvendo habilidades físicas, mentais e sociais.
Por fim, o ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação é atendido por meio da colaboração entre diferentes entidades que juntas trabalham para alcançar o objetivo comum, de promover a cidadania e o bem-estar por meio do esporte.

"Para o professor Odirley da Silva Simas, o projeto da Unimed Brusque tem sido cada vez mais transformador na vida dos jovens do local, especialmente quanto à questão de valores. “O judô traz disciplina, respeito e educação para essas crianças. Aqui, orientamos os jovens sobre virtudes e também sobre os perigos das drogas, pois tiramos as crianças do convívio com coisas negativas e as trazemos para um ambiente saudável, de motivação, alegria, bem-estar e respeito aos amigos, sem brigas e intrigas.
Sem dúvida, cada vez mais me sinto motivado a continuar nesse projeto que transforma tantas vidas. Agradeço muito à Unimed Brusque por me proporcionar a alegria de poder levar cada vez mais o esporte a essas crianças e ver a felicidade em seus olhos quando ganham um lanche, um passeio, o exame de faixas ou o kimono, que é a vestimenta do judô. Agradeço a Deus e a todos, em meu nome, em nome dos pais e das crianças, que contribuem para esse projeto maravilhoso e tão importante para a nossa sociedade, assim como por todo o apoio ao longo desses anos. Também agradeço às famílias que incentivam seus filhos a continuar”, declara o professor."


Horta Educativa

A Horta Educativa é um Programa promovido pela Unimed Brusque, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Brusque. A Cooperativa desenvolve o projeto em duas escolas, a Padre Luiz Gonzaga Steiner e Professor José Vieira Côrte com o objetivo de apresentar a importância da sustentabilidade e da alimentação saudável por intermédio de atividades desenvolvidas na horta escolar, nas versões terrestre e hidropônica. 
O Programa além de promover a conscientização ambiental, também desempenha um papel fundamental na promoção da alimentação saudável entre os alunos. Com a horta na escola os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre o cultivo de alimentos, desde o plantio até a colheita, e são incentivados a consumir, verduras e legumes frescos e nutritivos.

A Cooperativa ao promover o Programa Horta Educativa, contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a agenda 2030. Dentre os principais ODS que o Programa contribui, destacam-se:

 Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2): A Horta Educativa promove a segurança alimentar ao proporcionar acesso a alimentos frescos e nutritivos. Além disso contribui para o conhecimento das práticas agrícolas sustentáveis, como o cultivo orgânico, o uso eficiente da água e o manejo responsável do solo.
Saúde e Bem-Estar (ODS 3): A produção e consumo de alimentos saudáveis provenientes da Horta Educativa estão diretamente relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças. O consumo regular de legumes e verduras frescos contribui para uma dieta equilibrada e melhora do bem-estar geral do organismo.
Educação de Qualidade (ODS 4): O Programa da Horta Educativa oferece uma oportunidade única de aprendizado prático sobre agricultura, meio ambiente, nutrição e sustentabilidade. Os alunos podem desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais enquanto participam das atividades relacionadas à horta, complementando o currículo escolar tradicional.
Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12): Ao cultivar alimentos de forma sustentável e promover o consumo local e sazonal, a Horta Educativa auxilia a reduzir o desperdício de alimentos e o impacto ambiental associado à produção e transporte de alimentos.
Ação Contra Mudança Global do Clima (ODS 13): A Horta Educativa atua como um espaço educativo para conscientizar os alunos sobre a importância da biodiversidade, conservação dos recursos naturais e mitigação das emissões de gases de efeito estufa associadas à agricultura convencional.
Parcerias para metas (ODS 17): A colaboração entre escolas, cooperativas e organizações governamentais contribui para estabelecer e fortalecer as parcerias. Promovendo ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável.

Nestes 2 anos de implantação da Horta Educativa, 1418 alunos foram beneficiados com o Programa promovido pela Unimed Brusque. Essa experiência prática não só ensina sobre a importância de uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, mas também contribui para a segurança alimentar e nutricional além de incentivar escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes.