Notícias

Flavia Maria de Lima: dos campos a Paris

        02 de agosto, 2024
Hoje, 2 de agosto, Flavia Maria de Lima estreia nos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta vai disputar os 800 metros rasos, a partir das 14h45 (horário de Brasília). Aos 31 anos, esta é a segunda vez que Flavia disputa as Olimpíadas: competiu na Rio-2016, na mesma modalidade, mas “ainda não estava 100%”, como ela mesmo diz. Agora, em Paris, usa as barreiras da vida como “combustível para vencer e atingir os meus objetivos”.
A assessoria da Unimed Campo Mourão conversou com Flavia Maria de Lima antes de embarcar para a França, em que comentou sobre sua trajetória no esporte até chegar nessas Olimpíadas.
Natural de Campo do Tenente, município no interior do Paraná próximo à divisa com Santa Catarina, Flavia foi descoberta no esporte aos 17 anos, quando ainda competia em jogos escolares. A partir daí, passou a representar a equipe de atletismo de Campo Mourão, onde atualmente está federada.
Por ser atleta de alto rendimento, com competições nacionais e internacionais no currículo, Flavia é 3ª Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), devido ao Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), do Ministério da Defesa. O programa tem o objetivo de contribuir com as competições olímpicas para o país.
Flavia coleciona conquistas importantes em sua carreira de meio-fundista (atleta especialista em provas de 800m até 1.500m), como o ouro no Campeonato Sul Americano Sub-23 em Montevidéu (2014), a prata nos Campeonatos Sul-Americanos de Cartagena (2013) e Lima (2015), e o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (2015). Além disso, a atleta conquistou pontos importantes em competições recentes na Europa e venceu o quinto título no Troféu Brasil de Atletismo, fundamentais para a convocação para Paris-2024.
Com todo esse histórico, a atleta explica como o esporte contribuiu para sua formação como pessoa, por meio da disciplina e do comprometimento. “Aprendi que a vida tem altos e baixos, mas que com sabedoria e resiliência tudo passa e fases boas voltam”, e completou agradecendo as oportunidades em conhecer outros países e culturas.
Sobre estar em Paris para a maior competição do mundo, Flavia diz ser uma emoção única. “É o maior espetáculo da Terra, e não me falta motivação para competir”, afirmou.
Diferente da Rio-2016, nos Jogos Olímpicos de 2024, a família de Flavia não estará presente. “Me motivou muito ter minha família presente lá. Agora não vai ser possível, mas estou tendo total apoio em tudo deles, dos treinos aos momentos de descanso”, completou a atleta, dizendo que atualmente, além do bom condicionamento físico, o preparo psicológico está sendo fundamental para a competição. “Hoje consigo controlar e separar os problemas pessoais da minha carreira profissional. Uso as barreiras como combustível para vencer e atingir os meus objetivos”.
Família e legado no esporte
Flavia também é mãe solo e estudante de nutrição em um centro universitário de Campo Mourão. Sobre sua filha, ela afirma que ensina os valores dos quais ela também foi criada. “Cresci em um lugar onde me ensinaram honra, verdade e trabalho duro, e é isso que eu passo para minha filha, que ela pode trilhar o próprio caminho, e que estarei sempre ao lado dela motivando a buscar os seus sonhos”.
Além disso, Flavia reconhece que sua trajetória como pessoa e atleta pode inspirar outros jovens, inclusive as meninas. “Eu sempre digo que jamais devem desistir na primeira dificuldade. É preciso encontrar o lado bom nas derrotas, pois elas nos ensinam a olhar nossos erros e corrigi-los, e é aí que está o espírito da evolução. Outra coisa é que nós temos que ser a primeira pessoa a acreditar em nosso potencial e sonhar alto”.
Unimed e o Atletismo de Campo Mourão
A Unimed Campo Mourão é parceira do Atletismo do município desde 2011, por meio de destinação de recursos financeiros e assistência médica, garantindo a qualidade da saúde dos atletas e a continuação da modalidade que é destaque nacional.
Dos 14 anos de trajetória esportiva Flavia, 13 foram marcados pelo apoio contínuo da cooperativa médica. “A Unimed sempre esteve presente no meu dia a dia, me ajudou em diversas vezes com exames de rotina, cirurgias, contribuindo com a minha saúde, e essa parceria com o atletismo é fundamental para manter um condicionamento físico saudável para os atletas de alto rendimento aqui da cidade”, completou.
Flavia Maria de Lima, estamos com você!