Voltar Beneficiários do Programa Você Sempre Bem participam de encontro sobre cognição

Beneficiários do Programa Você Sempre Bem participam de encontro sobre cognição

Texto: Assessoria de Imprensa - Unimed Paraná
        22 de agosto, 2024


 

Os beneficiários que integram o Programa Você Sempre Bem, da Unimed Paraná, participaram, no dia 14 de agosto, do primeiro encontro do 4º ciclo preparado pela equipe, dessa vez com o tema “Memória em Ação”, que abordou a cognição. Destinado aos beneficiários com mais de 60 anos, os encontros têm como objetivo abordar temas relacionados ao envelhecimento saudável, bem como a troca de experiência e o convívio entre os participantes do grupo. 

Nos três ciclos que já aconteceram, foram trabalhados temas relacionados à nutrição, à atividade física e à saúde mental, totalizando 12 encontros. “O Programa Você Sempre Bem gerencia, hoje, a saúde de 250 beneficiários com 60 anos ou mais”, detalha o coordenador de Programas de Gestão em Saúde, Marcelo Amaro.

Memória em Ação

O encontro realizado em agosto teve a participação da terapeuta ocupacional Aline dos Santos Ávila, da enfermeira Luciani Rosa Soares Bertoli e do médico Caio Henrique Yoshikatsu Ueda. Ao todo, 12 beneficiários do Programa Você Sempre Bem estiveram presentes e participaram de uma dinâmica em grupo, para que pudessem exercitar habilidades relacionadas à memória e à atenção.

Na ocasião, os participantes formaram times de quatro pessoas e precisaram memorizar uma lista de itens de supermercado. Cada rodada tinha um grau de dificuldade diferente, com listas de dois, cinco e oito itens. Além disso, antes de irem às “compras”, os beneficiários precisavam reconhecer o rosto de pessoas famosas – a distração e o confronto tinham como objetivo atingir outras dimensões da cognição. 

“Ao final do encontro, os participantes receberam propostas da terapia ocupacional para adaptações de atividades do dia a dia, além de exercícios e atividades de estimulação da memória e da cognição. Foi reforçado, também, a importância da avaliação da visão e da audição, visto que são queixas comuns e o prejuízo dessas funções pode estar intimamente relacionado ao comprometimento da cognição e ao desenvolvimento de síndromes demenciais”, completa Amaro. 

Para o 4º ciclo de encontros, estão previstas mais outras três datas para os meses de agosto e de setembro, com outros grupos de participantes.