Voltar Encontro Sindhospe Reúne Lideranças para Debater Desafios e Avanços na Saúde Suplementar

Encontro Sindhospe Reúne Lideranças para Debater Desafios e Avanços na Saúde Suplementar

Texto: Jailma Barbosa
        18 de junho, 2024
Realizada em Caruaru, na quarta-feira (05), a 4ª edição do Encontro Sindhospe reuniu parceiros e representantes do Sindicato dos Hospitais Privados e Filantrópicos de Pernambuco e do setor jurídico para discussões e reflexões sobre os rumos da saúde suplementar no Estado. Importantes lideranças estiveram presentes, como Dr. Pedro Melo- Presidente da Unimed Caruaru, que também ocupa o cargo de Delegado do Sindhospe Subsede Caruaru, bem como Dr. George Trigueiro- Presidente do Sindhospe, Dra. Karla Baeta- Diretora Geral da Apevisa, entre outras autoridades. 

O encontro promoveu palestras que abordaram grandes temas atuais da Saúde Suplementar, desde a atualização trabalhista até aspectos legais voltados aos cuidadores de idosos, papel dos conselheiros e a formação de um banco de talentos. Entre os destaques das discussões, Dr. Pedro Melo também foi um dos palestrantes e trouxe o tema da importância das cooperativas médicas no contexto da saúde suplementar.

“Não posso deixar de fazer um chamamento a todos que estão aqui. Estamos cansados de ouvir na Imprensa e nas redes sociais que a Saúde Suplementar está em crise. E o que nós vamos fazer? Vamos apenas assistir essa crise passar ou vamos nos despir de nossas vaidades e colocar os assuntos que precisam na mesa com coragem? Como diria Guimarães Rosa, que nos ‘falte tudo menos a coragem’!”, refletiu Dr. Pedro.

Importante ressaltar que Caruaru se posiciona como o segundo maior polo de saúde do Estado, perdendo apenas para a capital. O Presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, reforçou a relevância de encontros da categoria para a sobrevivência e sustentabilidade da rede privada de saúde.
“ Quando assumi o Sindicato, conseguimos reunir  13 sindicatos para discutir uma nova  forma de se negociar convenções coletivas. Não fizemos os demais por conta da pandemia e depois pelas questões da Enfermagem, mas pretendo um dia fazer uma reunião com os conselhos profissionais. Tanto que está na nossa programação se tentar discutir esses assuntos.   Estamos preocupados com a concentração de operadoras e verticalização dos hospitais, que está trazendo grandes problemas  na Região Metropolitana e aqui no interior. Chegou ao ponto que nós vamos ser PJ prestando serviço para esses grandes compradores de serviço. E o cooperativismo é, talvez, uma saída para os profissionais de saúde. A Unimed, por exemplo, é uma cooperativa para médicos, mas existem várias outras cooperativas dos profissionais que possam ser a solução. Esse modelo associativo pode garantir a sobrevivência da categoria”, concluiu o presidente em seu discurso de abertura.

O encontro proporcionou um espaço essencial para troca de conhecimento, networking e reflexão sobre os caminhos a serem trilhados para a contínua melhoria dos serviços de saúde suplementar em Pernambuco.