Doações de sangue da Unimed Cascavel ajudam a salvar 312 vidas

        29 de novembro, 2023

 
A doação de sangue compõe um dos pilares do Programa de Voluntariado da Unimed Cascavel. Todos os anos a Cooperativa estimula colaboradores e voluntários externos a ajudarem o Hemocentro da cidade, mantendo uma programação de janeiro a novembro.
Em 2023 a Singular contou com a participação de 56 doadores, sendo que alguns doaram mais de uma vez. No fim das contas, pelo menos 312 vidas foram beneficiadas. Ao todo, o tempo que os colaboradores da Unimed Cascavel estiveram no Hemocentro somou
22 horas. Entre os voluntários esteve o Tiago Luís de Souza, do setor de Cadastro. Ele doou sangue três vezes neste ano. “Sou doador há 14 anos. Comecei porque tive a necessidade de ajudar um tio meu. Depois eu me senti tão bem que nunca mais consegui parar. Para quem pode e não doa, eu sempre procuro conscientizar o quanto a gente pode salvar vidas. Se as pessoas se sentem tão tocadas com guerras em outros países, por que não salvar uma vida dentro do seu próprio território? Quem ajuda se sente muito mais leve e até mesmo mais saudável”, resume o analista.

 
Banco Virtual
A cada doação feita pela Unimed Cascavel a Cooperativa soma uma bolsa para o “Banco Virtual de Sangue”. Caso algum colaborador ou familiar precisa receber sangue, esse banco é acionado, o que é representa uma segurança. Como em 2023 a Singular doou 78 vezes, o Banco Virtual deste ano soma 78 bolsas.
Dia do Doador
Em 25 de novembro foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para homenagear os doadores da Cooperativa, a Unimed Cascavel entregou a cada um deles um bombom com um cartão de agradecimento. “Recebemos como lembrança e foi uma maravilha ser lembrando. Foi um gesto muito tocante”, finalizou Tiago.
Quem pode doar?
Segundo Eliane Avancini, assistente social do Hemocentro de Cascavel, candidatos à doação de sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesarem mais de 51k, estarem alimentados e em boas condições de saúde. Depois de fazer o agendamento, é preciso comparecer ao hemocentro com documento oficial de identidade (com foto). Homens podem doar a cada dois meses. Mulheres, a cada três.
Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.