Innovation: Unimed Cascavel promove ações em sequência para estimular a inovação e a melhoria contínua

        07 de junho, 2024
Saúde e cuidado pulsam no coração da Unimed Cascavel, uma cooperativa cujo cérebro é movido à inovação. Entre os dias 3 e 5 de junho, a Singular realizou o 1º Innovation, com eventos de estímulo a iniciativas inovadoras.
Palestra com Martha Gabriel
Na noite de segunda-feira (3), cooperados e colaboradores da Cooperativa lotaram o salão social do Clube Tuiuti para assistir à palestra de Martha Gabriel, conferencista de renome internacional e considerada uma das pensadoras digitais mais influentes do Brasil. Martha despertou o interesse da imensa plateia para os desafios da IA, utilizando exemplos práticos de como essa tecnologia tende a modificar estruturas de trabalho, estudo e todas as áreas da vida humana. “Tanto na saúde quanto em outras áreas, a presença da IA representa a transformação do trabalho. Na medicina, por exemplo, hoje existem muitas coisas que os médicos fazem que poderão ser executadas por Inteligência Artificial. Estou falando de preencher laudos, por exemplo. Para o paciente, a IA será excelente, pois a pessoa terá mais atenção dos profissionais da saúde, além de mais informação”.
Ainda no campo médico, a palestrante destacou o quanto os recursos de Inteligência Artificial poderão sanar a falta de integração de dados dos pacientes, dificuldade enfrentada em todos os sistemas de saúde do país. “Uma das coisas que a IA muda é você poder ter o prontuário digital com os dados do paciente disponíveis em qualquer lugar. Ou seja, o médico terá a informação muito mais completa, detalhada e previamente analisada. O paciente que der entrada em diferentes hospitais, com diferentes especialistas, terá essa integração de dados, com processos mais inteligentes e sem perdas. Fica melhor para todo mundo”, explicou.
As modificações em infraestrutura, sistemas e qualificação de profissionais da saúde para que isso aconteça também foram ressaltadas, além do cuidado muito maior que será necessário em nome da segurança dos dados dos pacientes. “Quanto mais conectado, mais vulnerável. Quanto mais você tem dados disponíveis, por um lado, fica mais rico. Por outro, fica mais perigoso, se você tiver esses dados abertos.” 
A Inteligência Artificial surgiu na década de 1950. Por falta de tecnologia computacional adequada, só passou a ser utilizada por volta de 2010 por grandes corporações, em sistemas de celular e aplicativos de trânsito, por exemplo. Em 2018 surgiu o GPT e, a partir da versão chat GPT, em 2022, o mundo inteiro passou a ter acesso à Inteligência Artificial, que agora começa a fazer parte de todas as dimensões da vida humana.
Martha Gabriel alertou para a necessidade de senso crítico ao utilizar ferramentas de IA para não cair em armadilhas que podem ser perigosas. “Em algum grau, tudo o que a IA faz ela aprende com um humano. Isso significa que o grande erro que a gente tem é ensinar errado a Inteligência Artificial. Por enquanto, por si só, a IA não tem uma intenção. Ela depende de uma intenção e de uma ação humana. Então, do mesmo jeito que a Inteligência Artificial pode nos levar para uma sociedade mais smart, maravilhosa, onde o ser humano é o centro de tudo, ela também pode aumentar a desigualdade entre as pessoas, devido à diferença de capacidade de acesso a isso tudo”, finalizou a palestrante.



 
“Pra mim, a palestra foi muito interessante e trouxe temas que, para a minha realidade, ainda são até um pouco difíceis de digerir. Estou assimilando as informações desse mundo super tecnológico.” • Melina Kim Sakamoto, cirurgiã plástica.
“Eu sou da área de tecnologia e considero que a Inteligência Artificial abre um mundo de possibilidades de pesquisa, desenvolvimento de novos tratamentos, além de outros infinitos recursos. Gostei muito da palestra. A Martha Gabriel é uma referência mundial nesse tema.” • Bruno Fabiano, engenheiro de computação.
“O que me deixou mais surpresa é ver uma mulher brasileira comandando tantas pesquisas, levando o nome do nosso país para o exterior. Foi uma noite fantástica!” • Rita Lopes, médica da Família e Comunidade.
“Foi uma palestra muito boa, com muitos assuntos que agregam à rotina, especialmente de quem não está familiarizado com a área de inovação.  Para nós, que atuamos nesse ramo, também foi interessante conhecer melhor a usabilidade da Inteligência Artificial na nossa rotina de trabalho.”João Epifânio de Souza Neto, assistente de suporte de sistemas.
Ideathon
Mais de dez horas de maratona de ideias resumem o 1º Ideathon Unimed Cascavel, que também fez parte do Innovation. Ao longo da terça-feira (4), times de colaboradores compostos por seis integrantes cada estiveram no Hub One para identificar gargalos, desenvolver e apresentar soluções que possam melhorar processos da Singular. A conexão da Unimed Cascavel com o poder público por meio da utilização do Hub One – um espaço municipal de coworking dedicado ao cultivo de startups e novas ideias – está totalmente ligada ao modelo de inovação da tríplice hélice, que consiste na interação de empresas, universidades e governos para promover o desenvolvimento por meio da inovação.
Os problemas a serem resolvidos foram apresentados pela manhã. À tarde, os grupos construíram e apresentaram os pitches. As apresentações de cinco minutos foram avaliadas por uma banca julgadora formada por diretores da Cooperativa:
• Dr. Luiz Sérgio Fettback – Diretor-presidente
• Dra. Michele Varaschim – Diretora de Controladoria
• Dr. Erwin Soliva Junior – Diretor de Provimento de Saúde
• Dra. Karin Erdmann – Conselheira de Medicina Preventiva e Atenção Integral à Saúde



 
Após os nove grupos exporem os projetos, as três ideias de maior destaque foram premiadas.
1º lugar • Criativos Tech
2º lugar • Snake Boys
3º lugar • Mentes Criativas
“Desenvolvemos um produto digital para clientes PJ, focando em pequenas e médias empresas, com a meta de facilitar e desburocratizar a contratação, eliminando a necessidade de documentos em papel, além de estimular o uso do nosso plano de saúde por meio da telemedicina e dos serviços próprios da Unimed Cascavel. O nosso projeto inclui uma plataforma de contratação semelhante ao e-commerce já disponibilizado para clientes PF. A entrevista para traçar o perfil de saúde desse beneficiário seria feita com auxílio de Inteligência Artificial. Já a utilização prática do plano, ou seja, a teleconsulta, seria via PEP, sistema que a Cooperativa também já tem disponível. A diferença que oferecemos é o uso de uma rede restrita para acolhimento online do paciente e posterior direcionamento, se necessário, para os serviços da rede prestadora da Unimed ou mesmo para o nosso Centro de Atenção à Saúde e Espaço Viver Bem, voltado à medicina preventiva”, explica o analista Thiago Pirola, integrante do grupo vencedor do Ideathon.
Essa é a primeira vez que a Unimed Cascavel insere oficialmente a inovação à estratégia da Cooperativa. Os nove projetos apresentados no Ideathon foram inseridos na cesta de oportunidades para serem analisados durante a criação do Planejamento Estratégico do ciclo 2024-2027, que será elaborado entre os meses de agosto e setembro de 2024.
Plano Estratégico de Inovação
Na manhã de quarta-feira (5), diretores e líderes da Unimed Cascavel tiveram o apoio de técnicos da Singular e a consultoria do Sistema Fiep para dar início à elaboração do Plano Estratégico de Inovação para o ciclo 2024-2027. Essa parceria foi possível devido à participação da Singular no HUB Senai Paraná Cooperativo, ligado ao Sescoop.
Aproveitando o tema trazido por Martha Gabriel na palestra sobre “Desafios da Inteligência Artificial”, além das ideias apresentadas no Ideathon e de outras tendências mundiais, foram identificadas oportunidades inovadoras a serem adotadas.
• Diretoria e conselho
Dr. Luiz Sérgio Fettback – Diretor-presidente
Dra. Michele Varaschim – Diretora de Controladoria
Dr. Erwin Soliva Junior – Diretor de Provimento de Saúde
Dr. Mauro Assad – Conselheiro de Atendimento aos Prestadores Credenciados

• Lideranças
Luciana Lazzari – Superintendente geral
Cristiane Ezequiel – Gerente de Atenção Integral à Saúde
Marcio Fonseca – Gerente de Mercado

• Consultoria
Danielle Braguetto Nakamura Nishitani - consultora do Sistema Fiep

• Apoio técnico
Everton Garboça – Coordenador do Núcleo de Planejamento Estratégico e Inovação
Polny Bruschi – Coordenador de Tecnologia da Informação e Inovação
Adrielli Ross – Analista do Núcleo de Planejamento Estratégico e Inovação
Douglas Spenazzatto – Analista do Núcleo de Planejamento Estratégico e Inovação
Nicole Santiago Précoma – Assistente do Núcleo de Planejamento Estratégico e Inovação
“As experiências inovadoras que tivemos por meio do Innovation culminaram neste momento de elaborar em conjunto o Plano Estratégico de Inovação para os próximos três anos. Inovar é algo que fazemos sempre. Isso está em nós e estará a cada dia mais, pois é o que o mundo exige de toda organização que deseja ter destaque nesta era em que vivemos. Vamos unir a inteligência artificial ao nosso conhecimento e à nossa humanidade para fazermos a diferença na vida de cada beneficiário, de cada cooperado e de cada colaborador. Esses dias reforçaram essa missão em cada um de nós”, disse a superintendente Luciana Lazzari.
“A inovação corre nas veias da Unimed Cascavel. Inovar é um verbo de ação e movimento. Vivenciar esse Innovation foi muito mais do que uma experiência profissional. Tudo isso é necessário para a vida neste mundo inovador e tecnológico do qual não temos como nos eximir. Estamos todos conectados ao propósito de utilizar as inovações tecnológicas e novas ideias para acelerar a conquista da excelência para a nossa Cooperativa e todos os nossos públicos”, concluiu o diretor-presidente Luiz Sérgio Fettback.
Aqui tem cooperativismo. Aqui tem inovação. Aqui tem Unimed.