Planejamento Estratégico: Unimed Cascavel realiza fórum com lideranças

        23 de setembro, 2024


Em um trabalho coletivo de colaboração, criatividade, inteligência e visão de futuro, a Unimed Cascavel começou a desenhar na manhã do último sábado (21) os próximos anos da Cooperativa. Na presença de diretores, superintendente-geral, gerentes, coordenadores, sucessores e analistas, a Singular promoveu o fórum com foco na construção do Planejamento Estratégico para o ciclo 2024-2027.

“As próximas horas desta manhã são cruciais para os nossos próximos anos. Começamos hoje a dar vida à nova identidade organizacional da Unimed Cascavel, traçando estratégias claras para garantir a continuidade da nossa Singular no caminho do sucesso e da excelência”, começou dizendo o diretor-presidente Luiz Sérgio Fettback, que manifestou uma percepção individual sobre o fórum: “Particularmente, acredito que é por meio da colaboração e do diálogo aberto entre profissionais de tantas áreas de perfis administrativos e assistenciais que conseguiremos construir um sistema ainda mais forte e integrado.”


 

A programação contou com uma apresentação on-line de June Cruz, pós-doutor em administração e especialista em gestão de serviço nas áreas de educação e saúde. Dr. June falou sobre as tendências, desafios e inovações no mercado da saúde, oferecendo uma visão abrangente sobre os principais pontos que devem ser observados nos próximos anos.

Criação

Após a palestra, o coordenador de Relações Corporativas da Unimed Cascavel - Everton Garboça – dividiu os participantes em oito grupos e conduziu um workshop de criação do Planejamento Estratégico. Durante a dinâmica, cada um pode debater e compartilhar sugestões, pensando nas necessidades futuras da Cooperativa. “A gente conseguiu superar as expectativas. Essa construção conjunta e multidisciplinar é o que dá mais robustez à nossa estratégica. A gente também inovou em relação às ferramentas utilizadas, ou seja, os grupos trabalharam conectados, de forma digital. Além disso, outra novidade é a metodologia que a gente vai trabalhar, que são os OKRs - baseada em objetivos e resultados - traçando os cinco pilares que a gente tem como principais dentro da Cooperativa”, disse o coordenador.


 


5 pilares

• Governança & Sustentabilidade
• Mercado & Clientes
• Saúde (Assistência à saúde e Recursos Próprios)
• Pessoas (Cooperados e Colaboradores)
• Inovação (Startups e Transformação digital)

Próximas etapas

Ao todo, 158 ideias foram sugeridas tanto para compor a cesta de objetivos e projetos estratégicos quanto para a definição da nova identidade organizacional. O próximo passo é compilar as propostas enviadas pelos oito grupos para, em seguida, convertê-las em um único material, que será validado pela diretoria. Depois, a versão final e oficial do novo Planejamento Estratégico será divulgada para todos os públicos, mantendo o monitoramento contínuo de todos os projetos e indicadores.

Engajamento e impacto

O resultado das discussões trazidas à mesa pelos grupos é considerado fundamental para definir as ações e metas da Unimed Cascavel para o ciclo 2024-2027. “A participação ativa de cada pessoa presente nesta manhã foi essencial para o sucesso do nosso novo planejamento. Essa é uma mentalidade que queremos manter todos os dias, no dia a dia de trabalho de todos os nossos colaboradores. Percebemos muita maturidade na abordagem dos temas, nos pontos a serem incluídos, nas questões a serem priorizadas e, acima de tudo, na responsabilidade com a sustentabilidade para o futuro da Cooperativa”, destacou a superintendente-geral Luciana Lazzari.

O impacto positivo para todos os públicos da Singular foi o ponto final destacado pelo diretor-presidente: “Vamos juntos construir um futuro brilhante para a Unimed Cascavel e para todas as milhares de pessoas ligadas a ela, seja como fonte de trabalho e renda, seja como recurso de acesso à saúde de qualidade”, concluiu o médico Luiz Sérgio Fettback.


Aqui tem planejamento. Aqui tem cuidado. Aqui tem Unimed.