Unimed Londrina e Unimed Cascavel promovem intercâmbio de experiências em cuidados de saúde

        17 de setembro, 2024


 

Na manhã de sexta-feira (13), três colaboradoras da Unimed Londrina visitaram o Centro de Atenção à Saúde (CAS) da Unimed Cascavel em uma ação de benchmarking para conhecer melhor os serviços da Rede de Cuidados Especiais (RCE) da singular do oeste do Paraná. Em contrapartida, a equipe da singular de Cascavel aproveitou a oportunidade para entender as práticas do Serviço de Atendimento Domiciliar (DOM) da Unimed do norte do estado.

Rede de Cuidados Especiais

A Rede de Cuidados Especiais (RCE) da Unimed Cascavel oferece uma variedade de programas de saúde voltados para pacientes com doenças crônicas ou ameaçadoras à vida.

A Rede de Cuidados Continuados (RCC), que proporciona assistência por meio de uma equipe multidisciplinar, tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes e dos familiares deles. A RCC se concentra em aliviar o sofrimento, tratando a dor e outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

O Programa de Gerenciamento de Casos (PGC) é destinado a beneficiários com doenças limitantes. Por meio de visitas domiciliares, promove qualidade de vida e evita internações desnecessárias.

Já o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), oferece terapia endovenosa, oxigenioterapia e fisioterapia domiciliar para pacientes que puderam ser desospitalizados, possibilitando a continuidade do tratamento profissional no conforto de casa. 

Impressões

Alex Sandra Volponi, analista de Atendimento Domiciliar da Unimed Londrina, elogiou o trabalho em cuidados paliativos realizado pela RCE da Unimed Cascavel. Apesar de ser um tema delicado, ela ressaltou que a Singular tem conseguido proporcionar um tratamento de excelência tanto para os pacientes quanto para os familiares.

Fernanda Dias, coordenadora de Enfermagem da Rede de Cuidados Humanizados (RCH) da Unimed Londrina, elogiou a RCE da Unimed Cascavel e ressaltou os diferenciais do atendimento domiciliar da singular londrinense, o que foi destacado também por Rosangela Lopes Carvalho, coordenadora de enfermagem do DOM: “O nosso serviço de atendimento domiciliar existe há mais de 20 anos e se distingue pela busca constante por melhorias, tornando-se uma referência para os nossos beneficiários”, disse.

Celenir Teló, coordenadora de Enfermagem da RCE, enfatizou a relevância do pioneirismo da Unimed Cascavel na implantação da Rede de Cuidados Especiais no Paraná. Ela ressaltou que o carinho demonstrado no atendimento tem sido elogiado por pacientes e familiares, e que essa percepção é o grande diferencial da rede.

Regina Lúcia de Oliveira Prudente, psicóloga da Rede de Cuidados Especiais, destacou que o serviço representa um apoio fundamental à saúde emocional dos pacientes e de seus familiares, especialmente em momentos tão difíceis como a finitude da vida. Já Suelen de Lima, enfermeira da Rede, enfatizou que o cuidado diferenciado que oferecem proporciona mais conforto aos beneficiários.

Marcio Fonseca, gerente de Mercado da Unimed Cascavel, afirmou que a qualidade da RCE se tornou um diferencial competitivo para a Cooperativa também na área de Mercado, pois evidencia a humanização do atendimento e é vista com bons olhos por leads que enxergam da Rede um atendimento que comprova a atenção da Singular em toda a linha da vida.

Cristine Ezequiel, gerente de Promoção à Saúde da Unimed Cascavel, destacou a importância dessa troca de experiências entre as duas instituições, apontando que ambas são referências em serviços de saúde que beneficiam os beneficiários com alto grau de qualidade de atendimento.

Intercooperação

A troca de experiências entre a Unimed Cascavel e Unimed Londrina reforça os princípios do cooperativismo, promovendo um aprendizado mútuo que beneficia o sistema de saúde e, principalmente, os beneficiários que dependem desses serviços essenciais. Essa intercolaboração demonstra que, juntos, é possível oferecer cuidados de saúde mais humanizados e eficazes.

Aqui tem cooperativismo. Aqui tem cuidado. Aqui tem Unimed.