Notícias

Voltar Hospital Unimed São Domingos inicia conciliação medicamentosa e aprimora a segurança do paciente

Hospital Unimed São Domingos inicia conciliação medicamentosa e aprimora a segurança do paciente

Abordagem consiste em alinhar medicamentos utilizados pelo paciente antes da internação com os que serão administrados no hospital
Texto: Stella Vicente
        06 de setembro, 2024

O Hospital Unimed São Domingos (HUSD), da Unimed Catanduva, iniciou neste mês de setembro o processo de Conciliação Medicamentosa. Essa nova abordagem, adotada até o momento no Posto 2 da unidade, tem como foco proporcionar mais segurança ao paciente e consiste em um alinhamento ainda maior quanto aos medicamentos usados pelos internados antes de darem entrada no hospital.

Segundo a coordenadora da Farmácia do HUSD, Priscila Cappareli, pontua que dessa forma os pacientes podem ser avaliados cuidadosamente e ajustados conforme seja necessário.

“Esse processo de conciliação medicamentosa no Posto 2 é um passo importante para garantir que os pacientes recebam o tratamento mais seguro e eficaz possível durante sua internação, minimizando riscos e promovendo uma recuperação mais tranquila”, diz.

Como funciona

Todo o processo tem início na avaliação realizada pela equipe de enfermagem, que coleta informações sobre os medicamentos que o paciente já utilizava. Após esta etapa, tem início a avaliação farmacêutica, onde são registradas as informações cruciais sobre os remédios usados como dosagem, via de administração, frequência e horário de uso.

Finalizado todo o processo de análise, tem início a comunicação e adequação. A farmacêutica do HUSD entra em contato com o médico responsável para discutir a conciliação medicamentosa e informar sobre qualquer discrepância identificada. O médico decide quais medicamentos devem ser prescritos ou ajustados e a farmacêutica faz as adequações necessárias no sistema.

Caso o médico opte por manter aqueles que não são padronizados, o enfermeiro será responsável por orientar sobre a responsabilidade de guarda e administração até a alta ou transferência do paciente. As medicações que não serão usadas durante a internação são lacradas em um saco plástico e guardadas na farmácia central.

Por fim, na alta e/ou transferência, as medicações serão recolhidas no Posto de Enfermagem e na farmácia pela farmacêutica. A responsável faz a conferência junto ao paciente, finalizando um ciclo que garante a segurança do paciente durante todo o período de permanência no Hospital Unimed São Domingos.