Dia a Dia

Reforma Tributária em pauta

Presidente da Federação participa de audiência sobre o tema
        10 de setembro, 2024

O diretor-presidente da Unimed Federação Centro Brasileira, Danúbio Antonio de Oliveira, participou da audiência organizada pelo Sistema OCB/GO com os senadores goianos Wilder Morais e Vanderlan Cardoso. A pauta foi a Reforma Tributária, com a apresentação pelas lideranças cooperativistas das mudanças vistas como necessárias no Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024, em tramitação no Senado.

O evento, realizado no dia 29 de agosto na sede da OCB/GO, reuniu representantes de cooperativas goianas, que demandaram a manutenção dos avanços conquistados na Câmara dos Deputados, além da dedução integral dos custos com o repasse de honorários aos cooperados e o detalhamento das operações com alíquota zero.

Caso as alterações no PLP não sejam realizadas, os cooperados poderão ser tributados duas vezes e, com esse aumento de custos, a população também poderá arcar com valores mais elevados nos planos de saúde, por exemplo.

Para o presidente da Federação, esse cenário também irá gerar riscos ao Sistema Único de Saúde (SUS). “As cooperativas de saúde têm um papel fundamental na assistência médica no país. O texto da Reforma inviabiliza a saúde suplementar e nossas cooperativas. Se isso acontecer, grande parte dos 20 milhões de beneficiários vai recorrer ao SUS”, ressaltou Danúbio. 

Representando o Sistema Unimed, também estiveram presentes na reunião o diretor-presidente da federada Unimed Goiânia,  Lueiz Amorim Canêdo; o vice-presidente da federada Unimed Morrinhos e diretor Comercial e Marketing da Unimed Nacional, Walter Cherubim Bueno; e o consultor tributário da Unimed do Brasil, João Caetano Muzzi Filho.

Mobilização nacional

A superintendente nacional do Sistema OCB, Tania Zanella, que participou do evento, reforçou a necessidade de união de todo o cooperativismo brasileiro nesta fase de discussão do PLP 68/2024. O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, anfitrião do encontro, convocou as demais unidades estaduais do Sistema OCB a seguirem o exemplo de Goiás nesta mobilização.

Os senadores Wilder Morais e Vanderlan Cardoso demonstraram apoio às demandas do sistema cooperativista, mas ressaltaram a necessidade de uma mobilização mais ampla, que ultrapasse as fronteiras de Goiás.

Eles lembraram ainda que, após as discussões na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e aprovação pela câmara alta do Congresso Nacional, o PLP nº 68/2024 irá retornar para nova avaliação na Câmara dos Deputados, onde serão necessários mais movimentos do setor. “A mobilização regional facilita nosso trabalho no Senado. Tem que ser em conjunto. Caso contrário, não avança”, afirmou o senador Vanderlan Cardoso. (Com informações do Sistema OCB/GO)