Nossa história

Desde 1994, a Unimed está presente no município de Videira. Até o ano de 2000, a cidade abrigava uma unidade representativa do sistema, denominada seccional, regida pela Federação das Unimeds de Santa Catarina. O crescimento desta unidade fez com que a Federação reavaliasse o modelo de gestão vigente. Em conjunto com os médicos credenciados, iniciaram grupos de estudo para desenvolver um novo modelo de gestão que viabilizasse a existência de uma cooperativa conforme os princípios desta doutrina: adesão livre e voluntária, controle democrático pelos sócios, participação econômica pelos sócios, autonomia e independência, educação, treinamento e informação, cooperação entre as cooperativas e preocupação com a comunidade.

A Unimed Centro Catarinense é formada por mais de 72 médicos, distribuídos em 8 municípios de sua área de atuação. Sua rede de atendimento é composta por 20 clínicas, 9 laboratórios e 6 hospitais.

A estrutura organizacional da Unimed Centro Catarinense é composta por um Conselho de Administração de 9 membros, eleitos dentre os médicos cooperados para um mandato de 4 anos, sendo o Presidente e o Vice-Presidente eleitos entre os conselheiros. O Conselho Fiscal é composto por 6 membros, com mandato de 1 ano, igualmente eleitos entre os médicos cooperados. Da mesma forma, o Conselho Técnico e de Ética é composto, mas com renovação de seus membros a cada 2 anos.

Atualmente, a Unimed Centro Catarinense conta com 24 colaboradores, sendo 19 atuando na sede administrativa e comercial, ambos na cidade de Videira, e 5 na Central de Serviços Unimed na cidade de Fraiburgo.

A Unimed Centro Catarinense é o resultado concreto da mais avançada forma de organização social e econômica: o cooperativismo. Como tal, tem o importante papel de despertar essas comunidades para a evolução social e o crescimento econômico, à medida que se torna cada vez mais uma competente representante dos anseios de seus integrantes e um forte agente de solução dos problemas comuns a um grupo de pessoas.

Como fruto de uma iniciativa coletiva e parte integrante e ativa da sociedade, a cooperativa deve manter um bom e sólido relacionamento com todas as forças vivas dessa sociedade. Dessa forma, até as pessoas não cooperativadas reconhecerão a importância da cooperativa e perceberão o quanto indiretamente dependem dela.

Missão


Oferecer aos clientes soluções em saúde, através da valorização da atuação médica cooperativista.

Visão


Fidelização dos relacionamentos, com ampliação do número de clientes e busca continua da excelência em saúde.

Valores


Compromisso com a vida; Qualidade na prestação de serviços; Ética e transparência em todas as relações; Atendimento humanizado; Participação e Cooperação; Empreendedorismo; Desenvolvimento Científico e Pessoal; Respeito ao Cooperativismo; Responsabilidade Socioambiental.