Dicas para curtir o Carnaval com saúde - Unimed Cerrado

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Dicas para curtir o Carnaval com saúde

Fevereiro mal começou, mas a folia já está acontecendo por todos os cantos do Brasil. Seja para poder aproveitar cada minuto ou para evitar arrependimentos quando a Quarta-feira de Cinzas chegar, é importante ter cuidado na hora da festa. Confira 5 dicas para não perder o ritmo no bloco.
        07 de fevereiro, 2024
Fevereiro mal começou, mas a folia já está acontecendo por todos os cantos do Brasil. Seja para poder aproveitar cada minuto ou para evitar arrependimentos quando a Quarta-feira de Cinzas chegar, é importante ter cuidado na hora da festa. Confira 5 dicas para não perder o ritmo no bloco. 
 

1. Não existe remédio milagroso para o Carnaval


Sabemos que o Carnaval pode durar uma semana ou até mais em algumas cidades. Nessa hora, as pessoas buscam receitas variadas para desfrutarem ao máximo da comemoração, como é o caso dos shots de imunidade. Contudo, ainda que eles tenham benefícios, vale ressaltar que não vão funcionar como remédios milagrosos.

Os shots são bons pelo caráter anti-inflamatório e antioxidante, mas a recomendação é usá-los de forma contínua para a vida toda, ajudando a estimular o sistema imunológico e prevenindo quadros gripais muito fortes, por exemplo.

Fazer o uso só no período que antecede o Carnaval, por exemplo, um dia antes e um dia depois, pode melhorar a digestão e fortalecer a imunidade. No entanto, não vai curar ou evitar que se tenha uma gripe. A recomendação de profissionais de saúde é manter sempre uma dieta equilibrada para não ter nenhuma intercorrência na véspera da festa.

 

2. Cuidado com alimentos gordurosos


Apesar das chuvas em algumas regiões do Brasil, o Carnaval pode ser de muito calor e os blocos de rua vão exigir bastante energia. Diante disso, os especialistas recomendam evitar alimentos gordurosos, muito açucarados e, em especial, fast food.

O importante é começar o dia com bastante energia e disposição sem prejudicar a saúde, mas alimentos ricos em gordura e açúcar podem causar uma inflamação no organismo e contribuir para o cansaço e falta de energia. Além disso, também é muito importante manter-se bem hidratado durante o dia.

 

3. Refeições equilibradas no almoço


Para que seu organismo tenha a energia necessária para a folia, dê preferência a proteínas e carboidratos complexos como a batata doce e alimentos integrais na hora do almoço. Outra boa estratégia é incluir vegetais ricos em fibras que, além de ajudar a regular o funcionamento do intestino, vão dar mais saciedade e evitar o impulso de petiscar.

Já para o jantar a recomendação é fazer refeições leves, porém nutritivas. Para curtir sem ter sensação de indigestão durante a noite é aconselhado combinar saladas, proteínas e legumes. Dentre as fontes de proteína mais saudáveis a dica é optar por carnes, peixes, frango ou tofu, mas sem excessos.

 

4. Pode beber à vontade?


Por falar em consumo sem excesso, outro ponto de atenção diz respeito às bebidas alcoólicas. Além do exagero, outro erro comum é a pessoa que bebe quantidades maiores também negligenciar a comida. No caso de diabéticos isso é ainda mais perigoso.

Como especialistas esclarecem, o álcool inibe a gliconeogênese hepática, que é a produção de glicose em uma situação de hipoglicemia. Por isso, existe uma tendência no pós-bebida, dependendo da quantidade ingerida, para o desenvolvimento de hipoglicemia até em manifestações mais graves.

Para o indivíduo com diabetes pode haver um aumento da glicose ao ingerir a bebida alcoólica já que o álcool acaba sendo um tipo de açúcar. Porém, ele também tem efeito inibidor. Esse é um ponto importante de se reforçar, principalmente para os pacientes diabéticos tipo 1 e para os diabéticos tipo 2 que usam insulina. Vale lembrar que o Brasil é o 5º no mundo em incidência de diabetes.

 

5. Alimentação ajuda a combater efeitos do álcool


Ainda que seja comum ver pessoas que exageram na bebida recorrendo a doces para tentar aliviar os efeitos negativos, a verdade é que qualquer alimento pode ajudar. A diferença é que um alimento doce, rico em açúcar, tem uma absorção mais rápida. Isso significa que o nível de glicose também sobe mais rápido, ajudando a combater o mal-estar, causado pelo fato de o indivíduo estar com a glicemia no limite inferior da normalidade.

Divirta-se com responsabilidade neste Carnaval! Ao seguir essas dicas, você não só se diverte, mas mantém a saúde em primeiro lugar. Boa diversão! Conte sempre com a Unimed Cerrado para cuidar da sua saúde e da sua família!

 

RECEBA NOSSAS
DICAS E NOVIDADES

Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.