Junho Vermelho: menos de 2% dos brasileiros doam sangue regularmente - Unimed Cerrado

Junho Vermelho: menos de 2% dos brasileiros doam sangue regularmente

Unimed Cerrado reforça campanha que busca ampliar número de doadores. Cada bolsa pode ajudar a salvar até quatro pessoas
        07 de junho, 2024



Conhecida como Junho Vermelho, a campanha que marca o mês de junho tem cor e mote voltados para a conscientização e incentivo à doação de sangue. Segundo dados do Hemocentro, menos de 2% da população brasileira é doadora regular, com a principal parcela de voluntários se concentrando na faixa etária que vai de 25 a 34 anos. Ainda que cada bolsa coletada seja capaz de ajudar até quatro pessoas, o número de doações ainda é insuficiente para suprir a demanda, fazendo com que os bancos de sangue tenham que lidar com estoques baixos ao longo do ano.

Diante disso, a Unimed Cerrado se junta aos esforços para destacar a importância da campanha de Junho Vermelho, tendo em vista que historicamente a ação aumenta o movimento de doadores voluntários. Além disso, é comum que empresas e outras entidades privadas organizem campanhas internas no mês de junho para facilitar a doação de seus colaboradores, contribuindo assim, para espalhar a consciência acerca do ato regular de ir até um banco de sangue.
 

Importância do Junho Vermelho


Como citado, cada bolsa coletada pode ajudar até quatro pessoas que necessitem receber a infusão de sangue. Normalmente, essas pessoas são pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, tratamentos oncológicos, atendimentos de emergência, entre outros.

Como o Ministério da Saúde ressalta, os Hemocentros seguem protocolos de segurança rigorosos para garantir a segurança tanto do doador como do receptor. Vale ressaltar ainda que o processo de doação é rápido, relativamente indolor e cuidadosamente acompanhado por profissionais de saúde. O sangue coletado é testado antes de ser direcionado ao receptor.
 

Quem pode doar


Embora a maioria das doações venham da faixa etária entre 25 e 34 anos, qualquer pessoa com mais de 16 anos (menores de 18 anos precisam de autorização) e menos de 69 anos pode se voluntariar. Para isso, basta ir a um posto de coleta estando em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, estando descansado após pelo menos seis horas de sono nas últimas 24 horas, estar alimentado (recomenda-se evitar alimentos muitos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.
 

RECEBA NOSSAS
DICAS E NOVIDADES

Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.