Temporada do Araguaia: Goiás já registra mais de 60 afogamentos em 2024 - Unimed Cerrado

Temporada do Araguaia: Goiás já registra mais de 60 afogamentos em 2024

Com a chegada da tradicional época de lazer às margens do rio, a Unimed Cerrado reforça a importância dos cuidados para evitar acidentes e garantir bons momentos de diversão
        03 de julho, 2024

Foto: wikipedia

A Unimed Cerrado aproveita a temporada do Araguaia para reforçar a importância dos cuidados durante o lazer aquático para garantir apenas memórias de bons momentos em família e entre amigos. A conscientização é importante já que as férias às margens ou nas praias formadas ao longo do rio, que são uma tradição entre goianos, infelizmente também são acompanhadas de acidentes. Em 2024, já foram registrados mais de 60 afogamentos no Estado, sendo a maior taxa de mortalidade entre crianças.

Na avaliação de especialistas em salvamento do Corpo de Bombeiros, acidentes trágicos envolvendo lagos, cachoeiras e rios têm alto potencial traumático tanto familiar como social e até econômico. Isso acontece porque mortes por afogamento deixam marcas profundas no psicológico da família afetada e no turismo da região onde ocorrem.

Reforçando seu propósito de cuidar da saúde das pessoas e ajudar seus beneficiários e a população do Norte goiano a desfrutarem de bons momentos, a Unimed Cerrado lista cuidados fundamentais durante as horas de lazer no leito do Araguaia.
 

Cuidados fundamentais


Dentre as medidas essenciais para evitar acidentes aquáticos e até afogamentos estão a avaliação do lugar escolhido para o banho. A falta de conhecimento pode levar o banhista a subestimar a profundidade do local e a força da correnteza. Outro fator importante é ter consciência de sua própria habilidade de natação e evitar cruzar grandes distâncias já que a força da água pode aumentar o cansaço.

Outra causa muito comum em acidentes e afogamentos são os traumatismos decorrentes de saltos e mergulhos em águas rasas ou com muitas pedras. Em vista dos cuidados já mencionados, o consumo de bebida alcoólica também aumenta de forma significativa o risco de acidentes aquáticos. Por fim, imprevistos decorrentes de problemas de saúde, como infartos e crises convulsivas, podem acometer turistas durante o banho em rios e lagos, causando o afogamento.

Ter atenção a esses pontos durante a diversão no rio Araguaia ou em outra região de lagos e rios é importante não para que a pessoa evite o contato com a água, mas para que o lazer seja seguro e mais duradouro. No entanto, vale ressaltar que esses cuidados são importantes durante o ano todo.
 
 

RECEBA NOSSAS DICAS E NOVIDADES

Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.