Perguntas Frequentes

É possível parcelar o pagamento da fatura?
       
O parcelamento é possível, por meio de pagamento com cartão de crédito. A negociação pode ser feita nos seguintes canais:
- Central de Negociação: (65) 3612-3200;
- Presencial: Na sede da Unimed Cuiabá, junto ao setor Financeiro;
- Portal Unimed Cuiabá: Na área restrita, pelo clicando AQUI
Quais as formas de pagamento da fatura disponíveis?
       
O cliente pode optar pelas seguintes formas de pagamento:

- Boleto Bancário: Até o vencimento, o boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, principais agências dos correios, Farmácias Unimed e por meio de depósito identificado, no Banco do Brasil (disponível na área restrita do cliente ou em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo 0800 647 3008).

Após 30 dias do vencimento, o boleto pode ser pago somente no banco cedente, nas Farmácias Unimed, principais agências dos correios, sede da Unimed Cuiabá ou por meio de depósito identificado no Banco do Brasil (disponível na área restrita do cliente ou em contato com o SAC).

Após 60 dias, é possível pagar o boleto nas Farmácias Unimed, na sede da Unimed Cuiabá, ou por meio de depósito identificado no Banco do Brasil (disponível na área restrita do cliente ou em contato com o SAC).

- Cartão de crédito: O titular do cartão de crédito pode efetuar o pagamento, nesta modalidade, na sede da Cooperativa, ou na área restrita do cliente, no site www.unimedcuiaba.coop.br.

- Débito em conta: Para solicitação de débito em conta corrente, clientes do Banco Itaú, Bradesco precisam preencher o formulário disponível na área restrita do cliente, ou na sede da Unimed Cuiabá. Já os clientes que possuem contam no Banco do Brasil e Banco Santander devem entrar em contato com sua agência bancária para solicitar esta forma de pagamento.

O débito poderá ser efetuado em quaisquer dos bancos abaixo em que possua conta-corrente.

001 – Banco do Brasil                                              136 – Banco Unicred
237 – Banco Bradesco                                              341- Banco Itaú
748- Banco Sicred                                                     033 – Banco Santander
Como posso aderir a um plano da Unimed Cuiabá?
       
A contratação dos planos Unimed podem ser feitas com o setor interno de vendas ou pelas corretoras:
 
Plantão de Vendas Unimed:(65) 3612-3101.

Para acessar as corretoras credenciadas, clique AQUI.
 Qual prazo para ter meu exame/procedimento analisado?
       
A maioria dos exames/procedimentos são aprovados no momento em que o médico faz a solicitação, no entanto, alguns deles são passiveis de análise, com os seguintes prazos:
  • Exames - até 24 horas para análise;
  • Procedimentos (como cirurgias simples, por exemplo) - até 72 horas para análise;
  • Solicitações que necessitam de materiais - até 21 dias úteis para análise;
  • Solicitações de cliente em Intercâmbio - até 21 dias úteis para análise;
Quais são as formas de pagamento disponíveis pela internet?
       
Na área restrita do cliente, no site www.unimedcuiaba.coop.br o cliente pode retirar a 2ª via da fatura com o valor e o vencimento atualizados; gerar código identificador para realizar depósito; pagar com cartão de crédito; ou optar pelo débito automático.
Como solicito reembolso?
       

A solicitação de Reembolso é feita on-line, pelo portal da Unimed Cuiabá, na opção de Canais de Atendimento, em Fale Conosco. Para acessar diretamente, clique AQUI.

Preencher o formulário disponível aguardar o prazo de 30 dias da data da solicitação para ressarcimento. Limite para solicitação é de 12 meses da data do evento.

Confira o Manual de Reembolso, clicando AQUI.

Documentação:

CONSULTA MÉDICA

a. Nota Fiscal e/ou Recibo original; (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidade consultada; nome do paciente atendido.)
b. Autorização da Operadora para busca de atendimento em face de ausência ou indisponibilidade de rede de atendimento;

OBS: Unimed Cuiabá não realiza cópia dos documentos, se o beneficiário desejar ter para si cópia do documento original que está disponibilizando deverá obtê-lo antes da entrega.

CONSULTA E TRATAMENTOS SERIADOS (PSICÓLOGO / FONOAUDIÓLOGO / NUTRICIONISTA / TERAPÊUTA OCUPACIONAL FISIOTERAPIA, PSICOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, ETC)

a. Nota Fiscal e/ou Recibo original; (Carimbo, assinatura e CPF do profissional que prestou o atendimento; nome do paciente atendido.)
b. Encaminhamento médico com a indicação clínica para o atendimento com o referido profissional;
c. Pedido médico com indicação clínica, número de sessões a ser realizadas;
d. Relatório de frequência com data do atendimento, assinatura do paciente ou responsável e assinatura do profissional;
e. Relatório de evolução pelo profissional que presta o atendimento;
f. Autorização da Operadora para busca de atendimento em face de ausência ou indisponibilidade de rede de atendimento;

OBS: Unimed Cuiabá não realiza cópia dos documentos, se o beneficiário desejar ter para si cópia do documento original que está disponibilizando deverá obtê-lo antes da entrega.

EXAMES SIMPLES (EXAMES LABORATORIAIS, RX, ECOGRAFIAS)

a. Nota Fiscal original; (Discriminação dos procedimentos realizados, com o indicativo das quantidades e valores individuais; nome do paciente atendido.)
b. Solicitação médica com indicação clínica para o procedimento;
c. Autorização da Operadora para busca de atendimento em face de ausência ou indisponibilidade de rede de atendimento;

OBS: Unimed Cuiabá não realiza cópia dos documentos, se o beneficiário desejar ter para si cópia do documento original que está disponibilizando deverá obtê-lo antes da entrega.

EXAMES ESPECIALIZADOS (TOMOGRAFIAS, RESSONÂNCIAS, CINTILOGRAFIAS, UROGRAFIA E DENSITOMETRIA ÓSSEA)

a. Nota Fiscal original; (Discriminação dos procedimentos realizados, com o indicativo das quantidades e valores individuais; nome do paciente atendido)
b. Relatório médico com justificativa clínica para a realização do procedimento;
c. Autorização da Operadora para busca de atendimento em face de ausência ou indisponibilidade de rede de atendimento;

OBS: Unimed Cuiabá não realiza cópia dos documentos, se o beneficiário desejar ter para si cópia do documento original que está disponibilizando deverá obtê-lo antes da entrega.

ATENDIMENTO EM PRONTO SOCORRO

a. Nota Fiscal original; (Discriminação dos procedimentos realizados; nome do paciente atendido.)
b. Relatório médico da ocorrência;
c. Conta Analítica – Discriminação de quantidade e valores de taxas, materiais e medicamentos;
d. Autorização da Operadora para busca de atendimento em face de ausência ou indisponibilidade de rede de atendimento;

OBS: Unimed Cuiabá não realiza cópia dos documentos, se o beneficiário desejar ter para si cópia do documento original que está disponibilizando deverá obtê-lo antes da entrega.

INTERNAÇÕES CLÍNICAS, CIRÚRGICAS E UTI

a. Nota Fiscal original; (Informando o nome do paciente atendido)
b. Relatório médico detalhado da ocorrência;
c. Nome e código do procedimento realizado;
d. Cópia do Boletim Anestésico;
e. Cópia do Descritivo Cirúrgico;
f. Solicitação médica dos exames realizados com a indicação clínica;
g. Conta Analítica – Discriminação de quantidade e valores de taxas, materiais e medicamentos;
h. Pedido médico da internação/procedimento;
i. Contrato de prestação de serviços hospitalares;
j. Relatório da evolução em casos de internações continuadas (internações psiquiátricas e crônicas);
k. Autorização da Operadora para busca de atendimento em face de ausência ou indisponibilidade de rede de atendimento;

OBS: Unimed Cuiabá não realiza cópia dos documentos, se o beneficiário desejar ter para si cópia do documento original que está disponibilizando deverá obtê-lo antes da entrega.

HONORÁRIOS MÉDICOS (CIRURGIÃO / AUXILIAR / ANESTESISTA, VISITA MÉDICA)

a. Nota Fiscal e/ou Recibo original; (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento)
b. Relatório médico;
c. Códigos dos procedimentos realizados;
d. Cópia do Boletim anestésico;
e. Cópia do Descritivo Cirúrgico;
f. Pedido médico;
g. Autorização da Operadora para busca de atendimento em face de ausência ou indisponibilidade de rede de atendimento;

OBS: Unimed Cuiabá não realiza cópia dos documentos, se o beneficiário desejar ter para si cópia do documento original que está disponibilizando deverá obtê-lo antes da entrega.
 

Caso eu esteja sem o cartão, não poderei ser atendido?
       
A Unimed Cuiabá realiza as autorizações por meio da biometria. No caso de não recebimento ou esquecimento do cartão, é possível realizar o atendimento, uma vez que a liberação será feita mediante identificação da digital do cliente. No entanto, esta opção é válida apenas para cliente Unimed Cuiabá, dentro da área de abrangência.

Caso o cliente Unimed Cuiabá esteja em outro Estado ou município fora da área de abrangência, é importante apresentar o cartão físico ou virtual, juntamente com o documento de identificação, assim como o cliente em intercâmbio, quando precisar de atendimento em Cuiabá.

Para baixar o APP Cliente e ter acesso ao cartão virtual clique AQUI.
 
Não recebi meu cartão Unimed, como devo proceder?
       
A Unimed Cuiabá, visando operações mais seguras e sustentáveis, informa a seus beneficiários que os cartões de identificação agora serão emitidos exclusivamente em âmbito virtual. Esta deliberação suspende a emissão dos cartões tradicionais, acompanhando a evolução tecnológica e contribuindo, assim, para a economia de plástico e energia utilizados em sua confecção.

As carteiras digitais podem ser obtidas dentro do APP Unimed Cliente, caracterizando ação ambientalmente responsável encampada pela Cooperativa Médica. Deste modo, as liberações passam a ocorrer via cartão digital (APP Unimed cliente), biometria e Token.

Em caso de dúvidas ou dificuldade de acesso, entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente.

SAC – Atendimento 24h: 0800 647 3008

Para baixar o APP Cliente e ter acesso ao cartão virtual clique AQUI.
 
O que é necessário para mudar de plano?
       
Para migrar a um plano de contrato particular, o cliente pode procurar a sede da Unimed Cuiabá ou agendar uma visita com um dos corretores, por meio do setor de Vendas. O agendamento pode ser feito pelo telefone (65) 3612 3101.

Para migrar para um contrato empresarial, a solicitação deve ser feita diretamente à empresa contratante que já possui contrato com a Unimed. É necessário comprovar o vínculo com a empresa, por meio da carteira de trabalho, RE, etc.

Vale ressaltar que, para ter o aproveitamento da carência em outro plano, a inclusão no novo plano deve ser feita em até 30 dias após a data de exclusão do plano anterior.
Como posso saber o detalhamento da minha fatura?
       
Esta opção pode ser acessada na Área Restrita do Cliente, (AQUI), no ícone Extrato de Utilização. Esta informação também pode ser solicitada via SAC (0800 647 3008), que enviará ao cliente via e-mail, ou através do App Unimed Cliente na opção MINHAS FINANÇAS\EXTRATO DE UTILIZAÇÃO. Para fazer o download do APP Unimed cliente clique AQUI.
Como localizo um médico ou estabelecimento credenciado à Unimed Cuiabá?
       
A Unimed Cuiabá disponibiliza, no site www.unimedcuiaba.com.br, o Guia Médico, que facilita a busca por telefones e endereços de médicos cooperados, clínicas, laboratórios e hospitais credenciados. A pesquisa pode ser feita pelo nome, endereço ou especialidade.

As informações do Guia Médico também são oferecidas pelo SAC e WhatsApp, via 0800 647 3008.  O Guia Médico pode ainda ser consultado pelo APP Unimed cliente, caso não tenha baixado ainda, o download pode ser feito clicando AQUI.
 
Como devo proceder para exclusão de dependente ou exclusão do meu plano?
       
No caso de plano empresarial, a solicitação deve ser feita diretamente para a empresa, que obedecerá a data de movimentação. Já para os contratos particulares, a solicitação pode ser feita na sede da Unimed Cuiabá, pelo Portal da Unimed Cuiabá, área restrita do cliente na opção de solicitar cancelamento.
Como faço para incluir dependentes no meu plano?
       
Caso o contrato seja empresarial, a solicitação deve ser feita diretamente à empresa detentora do contrato, desde que a empresa ainda esteja ativa para novas inclusões. Além disso, é preciso obedecer a data de movimentação, com exceção dos recém-nascidos.
No caso de contrato particular, a solicitação deve ser feita na sede da Unimed Cuiabá, desde que seja um contrato que ainda seja comercializado. Não é necessário obedecer a data de movimentação.
Quais os reajustes do plano e quando ocorre?
       
O reajuste dos planos pode ocorrer em duas circunstâncias, conforme cláusula prevista em contrato: anualmente, no mês de aniversário do contrato, ou pela mudança de faixa etária, que ocorrerá no mês em que o cliente faz aniversário.
Nos contratos empresariais, o cálculo não é feito de forma individual, mas sim coletiva. Este reajuste é informado para a empresa, que contratualmente é a responsável pelo plano. Portanto, cabe a ela repassar as informações aos clientes vinculados ao contrato. O reajuste também é informado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O percentual do reajuste aplicado nos contratos particulares é determinado pelo Governo Federal, por meio da ANS. Portanto, cabe à operadora, neste caso à Unimed Cuiabá, apenas fazer o repasse, conforme solicitado.
O que é carência? Quais critérios para utilizar o plano?
       
A carência é o período que transcorre entre o início do contrato e a possibilidade de usufruir de determinado serviço contemplado no plano.
 

Os critérios para utilização do plano de saúde são

  • Consultas – 30 dias;
  • Exames de rotina – 30 dias;
  • Exames especializados – 90 dias;
  • Exames especializados complexos – 180 dias;
  • Terapias (sessões Fono/Nutri/Psico/TO) e fisioterapias – 180 dias;
  • Ambulatoriais – 180 dias;
  • Pacotes/Taxas/Mat./Med. – 180 dias;
  • Procedimentos - 180 dias;
  • Diárias Hospitalares – 180 dias;
  • Obstetrícia – 300 dias;
  • Pré-existência – 720 dias.
Como faço para atualizar meus dados cadastrais junto a Unimed Cuiabá?
       
A atualização cadastral pode ser feita na área restrit do cliente, no site www.unimedcuiaba.com.br, ou por um atendente do SAC (0800 647 3008), sempre que for necessário.
Com quantos dias de atraso na fatura ocorre o bloqueio do meu cartão?
       
No caso de contrato particular, o bloqueio ocorre com 60 dias da fatura em aberto. Já no contrato empresarial, o cartão Unimed é bloqueado com 15 dias de atraso na fatura. Em ambos os casos, o atendimento só será liberado após regularização do débito.
Por quanto tempo vale uma autorização?
       
As autorizações terão a mesma validade do pedido médico, 60 dias a contar da data de solicitação. Após este prazo podendo ser revalidado dentro do período de 12 meses da data da solicitação.

Para clientes em Intercâmbio, a senha da Unimed de origem é válida por 30 dias, portanto será necessário solicitar à Unimed de origem a revalidação da senha, ainda que o pedido esteja dentro dos 60 dias.
Como posso acompanhar o andamento das solicitações?
       
Ao fazer a solicitação de exames que necessitam de análise prévia, o médico cooperado tem a opção de cadastrar o número do celular do cliente para que ele receba o parecer da solicitação por mensagem SMS. Também é possível fazer este acompanhamento por meio do SAC (0800 647 3008).
Para que serve a biometria (digital) e como faço para cadastrá-la?
       
O cadastro da digital é importante para que a liberação do atendimento ocorra de forma segura. Na primeira utilização do cartão, o estabelecimento credenciado à Unimed Cuiabá fará o cadastro da digital, que ficará salvo no sistema, para posteriores autorizações em outros estabelecimentos. A digital também poderá ser cadastrada ou atualizada na sede da Unimed Cuiabá.
Preciso desbloquear o cartão Unimed para o primeiro atendimento?
       
Não é necessário o desbloqueio do cartão Unimed para utilização.
Meus dependentes no plano de saúde podem cadastrar uma senha própria?
       
Os dependentes maiores de 18 anos de idades podem obter sua senha de cliente, desde que o titular desbloqueie esta opção.
Como faço para cadastrar minha senha?
       
Para cadastrar uma senha, o cliente pode acessar o portal da Unimed Cuiabá, na área restrita do cliente, selecionar a opção de cadastrar senha, preencher os dados necessários, sempre atualizado, em seguida clicar na opção de CADASTRAR SENHA.