Pesquisa de satisfação ano base 2019

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Pesquisa de 2019

publicado em 13 de março de 2020

A pesquisa é caracterizada como descritiva e quantitativa em decorrência da quantificação no tratamento dos dados. A técnica de amostragem foi probabilística, com seleção dos entrevistados por estratificação.

OBJETIVO GERAL
- Mensurar a satisfação do beneficiário com o serviço prestado pela operadora de plano de saúde (Unimed Encosta da Serra).

TÉCNICA DE COLETA DE DADOS
A pesquisa foi quantitativa. Neste caso, foi utilizado um questionário estruturado e não disfarçado, sendo que sua aplicação ocorreu por meio de pesquisadores devidamente treinados para a abordagem telefônica. A equipe foi composta por um supervisor de pesquisa, sendo este responsável pelo controle de desempenho dos entrevistadores e
verificação dos questionários aplicados, sendo esta última possibilitada devido a gravação das entrevistas.

POPULAÇÃO E AMOSTRA
A população da pesquisa se refere aos clientes da Unimed Encosta da Serra com idade superior a 18 anos. Destaca-se que, do total de 37.182 beneficiários ativos, 29.206 pertencem a população alvo. Os demais 7.976 beneficiários, menores de 18 anos, foram excluídos da população alvo antes do sorteio da amostra, conforme item 3.2 do Documento Técnico para a Realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar – Ano Base 2019. Para o plano amostral, sugere-se uma amostra com margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. Embora o cálculo de erro amostral e nível de confiança indicam para 380 pesquisas, fez-se a aplicação de 400 entrevistas, acarretando a minimização de erros não amostrais. Destaca-se que o planejamento amostral e estratificações são  apresentados no documento técnico da pesquisa.

 

Conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),  dados da pesquisa estão aqui divulgados, para amplo conhecimento dos públicos ligados à Unimed Encosta da Serra. Clique aqui para acessá-los.

Clique aqui para acessar o Parecer de Auditoria Independente para ver a dinâmica sobre a realização do levantamento.