Notícias

Voltar Hospital Unimed Erechim apresenta case ambiental no palco do 3º Sinergia

Hospital Unimed Erechim apresenta case ambiental no palco do 3º Sinergia

Evento em Porto Alegre abordou práticas ESG e a segurança do paciente
        26 de abril, 2024
Recentemente certificado como Carbono Neutro, o Hospital Unimed Erechim foi destaque por suas práticas ambientais, durante o 3º Sinergia - Sustentabilidade, ESG e Segurança do Paciente. O evento, realizado pela Safety4me, com organização da Educare, aconteceu no dia 23 de abril, na Tecnopuc, em Porto Alegre. A CEO do Hospital, Alessandra Sonda, apresentou o case da instituição de saúde. 

Conforme Alessandra, há mais de uma década a Unimed Erechim mapeia, quantifica, monitora e registra as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), por meio da calculadora de CO2. 

Neste ano, a instituição aderiu à Política ESG do Sistema Unimed e potencializou ações por meio do aperfeiçoamento de processos, uso adequado da tecnologia e treinamento do quadro de colaboradores. 

No mês de março, a instituição foi reconhecida como Carbono Neutro, pela AKVO ESG. Por meio do Programa de Redução e Compensação de Emissões (PRCE), o Hospital Unimed, juntamente com a Operadora de Planos de Saúde, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro de Atenção Integral à Saúde, Saúde Ocupacional e Farmácias compensaram 256 créditos de carbono, referentes às emissões geradas em 2023. 

“Aderir à política ESG foi uma decisão assertiva da nossa Diretoria Executiva. As ações envolvem todos os níveis da instituição, reduzindo nosso impacto no meio ambiente e contribuindo de forma efetiva com a comunidade”, explica a CEO. 

No Hospital Unimed Erechim, além da compensação das emissões, são realizadas ações voltadas à redução do uso de matérias-primas virgens, materiais não recicláveis e geração de resíduos; utilização de energia de fontes renováveis; e incentivo à economia circular. 

O presidente da cooperativa médica, Luiz Felipe Barreneche Leães, destaca que tanto a certificação, quando a apresentação do case, ratificam o empenho da instituição com relação às práticas ESG. “Todos os processos estão em sintonia a estes princípios, o que evidencia o cuidado que temos com os aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa. Este também é um compromisso que assumimos com nossos 245 médicos cooperados e mais de 25 mil clientes”, afirma. 

Para o idealizador do 3º Sinergia, Salvador Gullo Neto, a sustentabilidade e a segurança do paciente estão correlacionadas e devem ser incorporadas nas rotinas das instituições de saúde, promovendo a melhoria na qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, gerando resultados. 

 “Segurança do paciente é sustentabilidade em todas as vertentes. A proposta é discutir essa conexão, estabelecendo um movimento sinérgico entre sustentabilidade, ESG e a segurança do paciente”, explica. 

O 3º Sinergia contou com palestras e cases da Unimed Porto Alegre, Organização Nacional de Acreditação (ONA), Hospital São Lucas da PUCRS, Reumatocenter e Eficiência Hospitalista. A mesa de debates foi coordenada por Oswaldo Balparda, CEO do Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC) e Alcides Mandelli Stumpf, Diretor de Sustentabilidade da Unimed Federação/RS e presidente do Instituto Unimed/RS.