Voltar Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e visa promover a inclusão e o respeito a todos os portadores de TEA.
        02 de abril, 2024

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007 e visa promover a inclusão e o respeito a todos os autista, sendo uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre as características do TEA, desafiar estereótipos e celebrar a diversidade.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma divergência no transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

Os sintomas do TEA,  geralmente, se manifestam nos primeiros anos de vida e podem variar de acordo com cada indivíduo. Tanto o diagnóstico quanto o tratamento necessitam de abordagem multidisciplinar, que inclui profissionais de diversas áreas, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos e terapeutas especializados.

Imagem: Freepik


A visibilidade do espectro vem aumentando ao longo dos anos, e hoje há diversas leis que asseguram os direitos do Autista:
 

  • Lei 13.370/2016: Reduz a jornada de trabalho de servidores públicos com filhos autistas; 
     
  • Lei 8.899/94: Garante a gratuidade no transporte interestadual à pessoa autista que comprove renda de até dois salários mínimos; 
     
  • Lei 8.742/93: A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que oferece o Benefício da Prestação Continuada (BPC), caso a renda mensal per capita familiar seja inferior a 1/4 (um quarto) do salário mínimo; 
     
  • Lei 7.611/2011: Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado; 
     
  • Lei 7.853/ 1989: Estipula o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público e define crimes; 
     
  • Lei 10.098/2000: Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida; 
     
  • Lei 10.048/2000: Dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência e outros casos; 
     
  • Lei 14.624: A Lei Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas através do uso de um cordão de fita com desenhos de girassóis. 


Além do cordão de girassol, que é usado para a conscientização e apoio a pessoas com deficiências ocultas, há também o cordão com desenhos de quebra-cabeça, que simboliza os diferentes espectros e como tudo isso se encaixa de forma perfeita. 

 

Leia também os artigos relacionados:
 

O papel do Terapeuta Ocupacional nas atividades da vida diária de uma criança atípica.

A atividade física para crianças e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).


A Unimed Grande Florianópolis conta com um Centro de Diagnóstico e Acompanhamento do Desenvolvimento do Transtorno do Espectro Autista para beneficiários, o AURA, que é destinado a crianças de 0 a 12 anos e fica localizado no 7º andar da Torre de Serviços da Saúde, na Rua Manoel Loureiro, 1909 - Barreiros, São José.

Para agendar uma avaliação entre em contato, através do telefone: (48) 3288-2112, WhatsApp 0800 048 3500 (opção 3 - Serviços próprios/ambulatoriais e 6 - AURA), e-mail: aura@unimedflorianopolis.com.br ou até mesmo pessoalmente.


Assuntos em destaque: