Faça sua busca aqui
Mantenha seu cadastro sempre atualizado
Tenha mais facilidade com nossos serviços online
Cuidar também é ouvir!
Retire aqui os resultados de exames feitos no Hospital Unimed
Retire aqui os resultados de exame laboratoriais
Retire aqui sua segunda via de boleto
Serviços próprios
Voltar
Ao longo de 2023, o setor de Relacionamento com o Cooperado da Unimed Gov. Valadares buscou traçar estratégias e realizar ações voltadas a aproximar médicos e Cooperativa. Foi assim por meio de eventos como o Café com Saúde, a Terça e Quinta Científica, nossas lives de prestação de contas, a Festa do Médico, entre outros.
No fim do ano, como tradicionalmente feito, realizamos a pesquisa de satisfação, que objetiva mensurar a efetividade das ações realizadas, visando manter o que vem dando certo e também corrigir eventuais desvios de rota, presando sempre pelo melhor trabalho em prol de nossos médicos.
E temos muito o que comemorar. Se o propósito maior é exatamente se relacionar com os médicos, podemos dizer que o fato de a última pesquisa ter registrado a maior participação dos Cooperados desde que passou a ser realizada é um bom indício de que as ações têm contribuído para maior adesão.
No total, a pesquisa teve 246 médicos respondentes, número que reflete um aumento significativo de 15,49% em relação ao ano anterior e aumento de 8 p.p. em participação dos cooperados, em relação à pesquisa realizada no início de 2023,evidenciando um crescente interesse e engajamento dos médicos nas atividades promovidas pela Cooperativa.
Realizada anualmente, a pesquisa deste ano, conduzida entre janeiro e fevereiro de 2024, revelou que o Índice de Satisfação Geral dos Cooperados com a Unimed Governador Valadares alcançou 87%. Essa pontuação indica que sete em cada dez cooperados estão satisfeitos com os serviços da Cooperativa.
A análise dos dados e comentários indica que existem vários motivos que levaram ao excelente índice de satisfação do Cooperado em relação à Cooperativa. Sendo que alguns dos principais motivos incluem:
Reconhecimento ao bom desempenho da Diretoria;
Proximidade e abertura por parte da Diretoria;
A atual gestão é a que mais se dedicou a um relacionamento proativo com o interior.
Administração profissional, eficiente, ética e transparente por parte da Diretoria e Gestores;
Benefícios - principalmente em relação ao plano de saúde do cooperado;
Excelência no atendimento ao Cooperado e ambiente da Cooperativa;
Força da Marca Unimed, a carteira de clientes e volume e oportunidade de trabalho;
Estrutura do Hospital Unimed e demais recursos próprios.
Foi observado que 81% dos respondentes expressaram orgulho ao mencionar aos colegas médicos e amigos que são cooperados da Unimed. Além disso, 94,3% afirmaram que foi uma decisão positiva ingressar na Unimed e participar como cooperado. Esses números destacam a relevância das iniciativas da cooperativa na valorização do trabalho médico e no estabelecimento de um relacionamento positivo com os médicos cooperados.
A análise dos comentários indica que existem poucos motivos que geraram insatisfação em relação à cooperativa. Sendo os citados abaixo:
Baixa percepção de valor em relação a remuneração (Melhorar o valor da consulta consultório, ambulatorial e honorários médicos);
Baixa Percepção de escuta e acolhimento de proposições e ideias para poder contribuir com as tomadas de decisões e com ideias para o melhor desempenho da cooperativa;
Alguns processos no Hospital (demora na marcação de cirurgias, queixas de clientes demora atendimento PA);
Processo de autorização e auditoria (demora e ausência de contato com o cooperado);
Desejo de receber mais informação da cooperativa (gestão) e decisões do CAD;
Hospital melhorar a comunicação com o médico.
Melhorar urgentemente a alimentação e acomodação para os cooperados nos plantões.
Para 84,9% dos cooperados a comunicação com a Unimed é adequada e apontam que as melhores maneiras de receberem informações continuam sendo e-mail e WhatsApp, mas citam a live, reuniões, cartazes no hospital como boas opções de comunicação.
Neste ano, a pesquisa contou com uma pergunta específica em relação à satisfação dos médicos com o Setor de Relacionamento com o Cooperado, que apontou um índice positivo de 98,15% e indica que a grande maioria dos cooperados estão satisfeitos com o serviço oferecido pelo setor, uma preocupação da atual Gestão no sentido de criar mecanismos para a aproximação entre médicos e Cooperativa e por isso encorpou o setor, estabeleceu mais responsabilidades e colocou duas profissionais à disposição dos Cooperados para auxiliar na resolução das suas demandas junto à Unimed.
Estes números são indicativos de um trabalho bem-sucedido em entender e atender às necessidades e expectativas dos nossos cooperados. Manter esse alto nível de satisfação e recomendação é fundamental para fortalecer o relacionamento com os cooperados e aumentar a proximidade e participação.
É no que acredita o Diretor de Integração e Mercado da Cooperativa, Dr. Luiz Murta, que comemorou os resultados, ressaltando que o trabalho em busca de melhorias seguira sendo um compromisso.
“Os resultados da pesquisa demonstram que nossos Cooperados têm percebido os esforços feitos no sentido de nos aproximarmos e trabalhar pela valorização de seu trabalho. Estes foram nossos principais compromissos assumidos na gestão e felizmente conseguimos avançar muito em várias frentes. Ainda existem aspectos que podemos aprimorar e certamente o faremos, mas ter este retorno por parte de nossos médicos demonstra que estamos no caminho certo e temos a confiança de vocês, isto é o mais importante para que o trabalho continue sendo feito da melhor forma possível por nós, e pela próxima gestão que em breve nos substituirá”, disse.
Com a apuração dos dados, a próxima etapa do setor de Relacionamento com o Cooperado, juntamente à diretoria, é analisar todos os resultados e comentários (os elogios, críticas e sugestões) para em seguida iniciar a elaboração do plano de ação de melhoria e consolidação dos processos relacionados ao Cooperado, e nos casos necessários realizar a devolutiva para os respectivos cooperados.
Confira abaixo um resumo dos principais pontos levantados na Pesquisa de Satisfação do Cooperado 2024.
Viver Bem
Serviços Próprios
Central de Atendimento
Planos