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A edição de 2024 do PDL entra na reta final e se encerra neste mês de junho. Mas não sem antes discutir com os participantes dois temas fundamentais e que todo líder deve ter como competência: gestão do tempo e relacionamento interpessoal.
O primeiro tema foi discutido no encontro do dia 08 de maio, e teve como objetivo reforçar a importância de uma boa gestão do tempo. Para isso, os participantes, por meio de uma divertida e rica dinâmica, discutiram como e por que ela deve ser feita e os resultados buscados por meio dessa gestão.
Para a responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Líderes, gerenciamento do tempo “é o processo de planejar atividades com foco no período gasto em cada uma delas, visando melhorar a produtividade e eficiência de cada ação. O mais importante é a noção de priorização de tarefas e organização para que tudo saia conforme planejado. Por isso mesmo que o gerenciamento de tempo começa por um fator muito importante: o autoconhecimento”, disse Vânia Sampaio.
Além disso, o módulo abordou a questão da procrastinação, dissecando-a e buscando explicar questões que podem ser gatilhos para este comportamento. Por fim, foram abordados mitos e crenças sobre o gerenciamento do tempo e compartilhadas dicas para que esta prática seja feita de maneira eficiente, contribuindo para uma fluidez das atividades nos aspectos pessoal e profissional.
Módulo VIII - Relacionamento Interpessoal - Construção de Relações Íntegras
Já o oitavo módulo, realizado no dia 27 de maio, abordou questões como o julgamento, suposições, polidez e como ser cuidadosos com as palavras, criando ambiente e maior fluidez visando proporcionar o estabelecimento de relações íntegras e duradouras.
De acordo com Vânia, “relacionamento interpessoal consiste na relação desenvolvida entre duas ou mais pessoas e na forma como se estabelece a comunicação entre elas. Está associado à capacidade de interação e à habilidade de saber aceitar as pessoas como elas são”.
O módulo ainda trouxe para debate outros tipos de relacionamento, como o afetivo, o no trabalho e citou também os conflitos que podem surgir em cada um destes ambientes e como eles podem ser resolvidos. Além disso, discutiu-se como a habilidade em lidar e resolver conflitos é importante para a construção de um líder.
Para Jaqueline Pires, Assistente Executiva, os temas abordados nos últimos encontros são cruciais para o desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal de um líder. Ela enfatiza que “o autoconhecimento é uma base indispensável para a maturidade no papel de liderança. Para alcançar eficácia na gestão do tempo e dos projetos, é crucial estabelecer prioridades e delegar tarefas”, diz a colaboradora, que pondera também:
“A maneira como lidamos com conflitos e as lições que deles extraímos são essenciais para o crescimento, não apenas na esfera profissional, mas também como seres humanos”, encerra ela, destacando por fim a importância do Programa de Desenvolvimento de Líderes para a Cooperativa e parabenizando toda a equipe envolvida.
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