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O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é um instrumento que permite a avaliação anual do desempenho de operadoras de planos de saúde - por meio de um conjunto de indicadores - com o objetivo de aferir o desempenho global das empresas que atuam no mercado. Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela ANS, com base nos dados extraiídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde. Desde 2015, diversas iniciativas foram tomadas visando a tornar o Programa mais atual e mais conectado às outras iniciativas de estímulo à qualidade, que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Agência. A reavaliação do PQO resultou na publicação da Resolução Normativa (RN) no 386, de 9 de outubro de 2015, reformulando o escopo do Programa e alterando as suas 4 (quatro) dimensões de avaliação:
Fonte: ANS O uso do Padrão de Troca de Informações na saúde Suplementar (TISS) como fonte de dados para o processamento dos indicadores do IDSS, a partir do ano- base 2017, marcou uma nova etapa do Programa, possibilitando a ampliação do escopo e permitindo a introdução de novos indicadores e de ajustes de outros. Dessa forma, a metodologia do Programa IDSS - TISS gera resultados que não são totalmente comparáveis com a metodologia anterior. Os resultados obtidos pela Unimed Ibitinga (geral e por dimensão) podem ser conferidos abaixo.
IDSS da operadora 2021 (ano-base 2020)
1) IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
2) IDGA - GARANTIA DE ACESSO
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.
3) IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.
4) IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
Faixas de notas de avaliação:
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