Projetos Sociais

Projetos e Programas Sociais

 1 - Programa Adoção Compartilhada
       

O Programa Adoção Compartilhada teve origem em 2003 na Unimed do Guarujá, com o objetivo de custear o plano de saúde de crianças adotadas por beneficiários de plano de saúde da Unimed, até que estas completassem dezoito anos.

Considerando que a Unimed de Jaboticabal Cooperativa de Trabalho Médico na qualidade de operadora de plano de saúde, tem um grande apreço pelas políticas sociais, vem através deste formalizar seu Programa que apoia a adoção titulado de “Programa Adoção Compartilhada”.

Objetivo e Condições

O Programa tem como objetivo, incentivar a adoção subsidiando o plano de assistência à saúde de qualidade aos adotados, desta forma diminuindo os gastos que a família terá em relação à saúde da criança adotada, demonstrando assim o compromisso da UNIMED DE JABOTICABAL, com mais uma causa social e atuando diretamente, no crescimento saudável desses.

Este prevê que todos os beneficiários (adotantes) EXCLUSIVAMENTE cadastrados na UNIMED DE JABOTICABAL, enquanto o contrato for mantido, poderá incluir seu (s) filho (s) adotivo (s) no plano de saúde como dependente, ficando isento de mensalidade referente ao adotado.

Para ter direito a tal benefício, os adotantes deverão procurar a Unimed de Jaboticabal, dentro do prazo de 30(trinta) dias após a adoção definitiva para que seu filho seja inserido ao plano sem carência.
Este benefício é um incentivo a adoção, valendo até que o adotado atinja a maioridade (18 anos) e cumulativamente, mantenha-se solteiro e dependente do adotante, ou seja, se o adotado vier a se casar, assim como se for emancipado, deixará de ter o benefício. Esse benefício não será estendido aos dependentes do adotado.

O adotado quando atingir a maioridade (18 anos) terá que procurar a Unimed no prazo de 30 (trinta) dias, para adquirir um plano sem carências, porém, sem o benefício da gratuidade das mensalidades, tendo assim que arcar com o valor do plano de acordo com a tabela de valores vigentes na época da maioridade.

Informações Gerais

Este benefício não se enquadra nos casos de curatela, guarda e tutela, conforme explicações abaixo:

  • A curatela não é objeto do programa, pois é dirigida à proteção de pessoas maiores de 18 anos, diferentemente da Adoção;
  • Quanto à guarda e tutela, ambas são temporárias e, portanto, podem cessar a qualquer momento, diferentemente da Adoção;

Importante frisar que na adoção, todo o poder familiar dos pais biológicos é retirado, implicando em definitivo, ao adotante, a responsabilidade pelo adotado, mesmo depois de completada a maioridade (caso no qual não há dúvidas do enquadramento no Programa).

2 - Programa Criança e Adolescente Saudável
       

O Programa Criança e Adolescente Saudável consiste em um conjunto de ações direcionadas à saúde de crianças e adolescentes carentes que não tem acesso a acompanhamento médico, buscando a melhoria na qualidade de vida.

Objetivo e Condições
O Programa tem como objetivo, promover a saúde para crianças e adolescentes carentes através de ações interdisciplinares, acompanhadas pela equipe da APS – Atenção Primária à Saúde da Unimed de Jaboticabal, para estimular hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis.

Informações Gerais
Este programa presta atendimento a crianças e adolescentes sem custo para as entidades locais, garantindo melhorias nas modificações de práticas alimentares e estilo de vida.

 3 - Projeto Felix
       

1. Apresentação

A evolução tecnológica tem assumido no mundo, em especial no Brasil, um papel estratégico no de¬senvolvimento econômico, social e ambiental. Recursos tecnológicos têm sido utilizados por empresas, pelo governo e por cidadãos em geral. A disponibilização do acesso às informações e serviços prestados via internet à maioria da população trata de uma democratização da informática. O desafio é aumentar o acesso da população às informações e serviços virtuais, diminuindo a necessidade de solicitar a ter¬ceiros a mediação para o acesso a essas informações e serviços.
Nesse contexto, a Unimed trabalha a questão da inclusão digital por meio do Programa Felix.

2. Introdução

2.1 Origem do Programa Felix
O Programa Felix teve início em 06 de agosto de 2001 na Unimed Jaboticabal. Em 2004, já eram 20 Unimeds desenvolvendo o projeto. E, desde 2006, o Programa faz parte da política de Responsabilidade Socioambiental da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo – Fesp.

2.2 Definição do Programa Felix
O Programa Felix consiste em um conjunto de ações direcionadas à inclusão digital de crianças e ado¬lescentes que têm pouco ou nenhum acesso às tecnologias da informação e comunicação.
Educar para o uso consciente de ferramentas com base tecnológica é uma forma de contribuir para ampliar as oportunidades de inserção social, fortalecendo as atividades econômicas locais e potencia¬lizando a comunidade para que amplie o nível educacional, a autoestima e a qualidade de vida de seus integrantes.

2.3 Objetivo do Programa Felix
O objetivo do Felix é a inclusão digital: o uso da informática como ferramenta para a inclusão social. Para tal, são propostas discussões de temas transversais, de modo que a informática seja utilizada como ferramenta para o acesso às tecnologias da informação.

O Programa Felix está estruturado para atender crianças e jovens de 8 a 16 anos com pouco ou nenhum acesso às tecnologias da informação e comunicação.