Notícias


Farmacêutica do CHU divulga pesquisa em congresso internacional de Farmácia Clínica

A farmacêutica Luana Caroline Radun apresentou estudo para redução de uso excessivo de medicamentos na UTI
Texto: Redação Unimed
        01 de julho, 2024
No dia 6 a 7 de junho, a farmacêutica clínica e colaboradora do CHU, Luana Caroline Radun, participou do 2º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica. 

O trabalho aprovado pela comissão do evento, "Eficácia e segurança de um protocolo de uso racional de profilaxia de lesão aguda de mucosa gástrica em pacientes em UTI", foi realizado em parceria com a médica intensivista do CHU, Dra. Aline Braz Pereira, e o pesquisador Filipe Carvalho Matheus (UFSC). O estudo analisou a eficácia e a segurança de um protocolo para o uso racional de inibidores da bomba de prótons (IBPs) em 1614 pacientes de UTI. 

Este protocolo foi implementado nas unidades de terapia intensiva do Centro Hospitalar Unimed em 2022 para a redução do uso excessivo desses medicamentos. “Desde a aplicação do protocolo no CHU, houve uma redução significativa no uso de IBPs, sem comprometer a segurança dos pacientes em termos de sangramento gastrointestinal, complicações respiratórias, infecções, tempo de ventilação mecânica, tempo de internação e mortalidade”, comentou.

Para Radun, participar de eventos, como o Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, foi uma experiência enriquecedora. “Esses momentos de aprendizado e colaboração são essenciais para que possamos continuar oferecendo o melhor atendimento possível aos pacientes.” 

A divulgação desse estudo no congresso internacional reflete o compromisso dos profissionais do CHU com a melhoria contínua dos cuidados de saúde.