Ações da Unimed Jundiaí e do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) para o mês de Outubro:
 


Outubro Rosa: Conscientização e prevenção do câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. A doença ainda ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil; por isso, falar sobre as formas de prevenção é essencial.

Apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer homens, representando apenas 1% do total de casos da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura, já que quanto mais cedo o câncer for detectado, mais eficazes serão os tratamentos disponíveis.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença que se inicia nas células da mama. As células cancerígenas se multiplicam de forma descontrolada, formando um tumor que pode invadir tecidos próximos ou se espalhar para outras partes do corpo.

Como se prevenir?

Embora não exista uma forma 100% eficaz de prevenir o câncer de mama, alguns hábitos podem reduzir o risco:

1 – Mamografia

A mamografia é um tipo específico de radiografia que possibilita a identificação precoce de alterações nas mamas - como calcificações, nódulos e tumores, que podem ser malignos ou benignos -  mesmo que ainda não sejam palpáveis. 

No Brasil, conforme as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama.

Realizar a mamografia de rotina pelo menos uma vez a cada dois anos é extremamente importante para as mulheres de 50 a 69 anos, embora seja recomendável que mulheres a partir dos 40 anos realizem o exame anualmente.

2 - Alimentação saudável

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a alimentação inadequada é classificada como a segunda causa de câncer. Sendo assim, uma das principais formas de evitar a doença é ter uma alimentação equilibrada, manter o peso corporal adequado e ter hábitos saudáveis.

É sempre importante evitar alimentos ultraprocessados ricos em aditivos, gorduras e açúcares - como embutidos (salsicha, mortadela, presunto), salgadinho industrializado, bolacha recheada, macarrão instantâneo, refrigerante, suco em pó e bebidas alcóolicas – e priorizar uma alimentação balanceada rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, sementes e nozes, que são alimentos que protegem contra o câncer e fortalecem as defesas do corpo.

Alguns exemplos de alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama são:

 
  • Peixes ricos em ômega 3 (sardinha, atum e salmão)
  • Frutas de coloração vermelha (morango, melancia, acerola, framboesa, amora e romã, por exemplo) são ótimas opções, já que são ricas em antocianinas, substâncias com poder antioxidante e benéficas na prevenção dos radicais livres
  • Frutas e vegetais amarelos e alaranjados (abóbora, cenoura, manga, banana, mamão) fazem parte de um grupo alimentar que fortalece o sistema imunológico. Essa coloração possui betacaroteno, um pigmento que protege nosso organismo de danos causados pela oxidação de material genético
  • Gorduras boas como azeite de oliva e abacate
3 - Prática de atividade física

A prática regular de exercícios físicos contribui para a manutenção de um peso saudável e fortalece o sistema imunológico. Se exercitar regularmente promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado, que são que influenciam diretamente na prevenção do câncer de mama.

4 - Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool

O cigarro e outros produtores de fumaça (narguilé, charuto, cigarrilha, entre outros) contêm no mínimo 69 substâncias químicas que provocam câncer. Evitar fumar ou ficar perto de pessoas que fumam são medidas importantes que podem contribuir para a prevenção.

Já o álcool pode provocar o aparecimento do câncer por diferentes mecanismos que podem danificar diretamente o DNA das células, provocar estresse oxidativo, facilitar a penetração de carcinogênicos ambientais nas células, alterar o metabolismo hormonal e provocar má nutrição, entre outros problemas menos frequentes.

5 – Amamentação

Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. Além disso, alguns processos que ocorrem na amamentação promovem a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético, diminuindo assim as chances de câncer de mama. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe.

O Outubro Rosa é um momento para refletir sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. Aproveite essa oportunidade para realizar os exames preventivos e cuidar de si mesma. Lembre-se: a detecção precoce salva vidas!

Fique de olho em nosso site e nas nossas redes sociais para acompanhar a série de ações que preparamos para este mês.

Fontes:
Instituto Nacional de Câncer, Outubro Rosa – INCA 

 
Confira alguns vídeos do Momento Saúde Unimed com informações sobre o Outubro Rosa:
Janeiro Branco - Cuide da sua Saúde Mental 
       
Fevereiro - Mês da Saúde da Mulher / Prevenção ao Câncer de Colo de Útero
       
Março - Prevenção ao Câncer Colorretal
       
Abril: Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
       
Junho: doenças respiratórias na infância e suas formas de prevenção 
       
Julho: Incentivo à mudança de hábitos