Live – 27/5, 19 horas
 
No dia 27 de maio (segunda-feira) será realizada uma Live em nosso Instragram e Youtube. A equipe da Medicina Preventiva sugere que todos assistam ao documentário “Tabagismo Mata”  (clique aqui para assistir) e que participem da live.
 

Caminhada Dia do Desafio – Bolão - 29/5, 7h30
 
Neste dia, dentro das atividades do Dia do Desafio, a equipe multiprofissional do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) convida para caminhada que partirá do Bolão, indo até o Parque Da Uva, retornando para o local de partida. Clique aqui e inscreva-se.
 

Maio: “Dia Mundial sem Tabaco”


No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. Segundo a Organização Nacional da Saúde – OMS o uso do tabaco continua sendo líder global entre as causas de mortes evitáveis e um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e diabetes, matando mais de 8 milhões de pessoas por ano.
Segundo o Ministério da Saúde, a nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência. O quadro de dependência resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para consumir a droga, estabelecendo-se assim um padrão de autoadministração caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde.
Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem tabaco (cigarro, narghuile, cigarro eletrônico). Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.
 

Mudanças benéficas para a saúde que ocorrem quando se para de fumar:
– Em 20 minutos, sua frequência cardíaca e pressão arterial caem;
– Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal;
– De 2 a 12 semanas, sua circulação melhora e sua função pulmonar aumenta;
– De 1 a 9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem;
– Em 1 ano, seu risco de doença cardíaca coronária é cerca de metade do de um fumante;
– Após 5 anos, seu risco de derrame é reduzido ao de um não fumante;
– Em 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade de um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas diminui.
– Após 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o de um não fumante.

Pessoas de todas as idades que já desenvolveram problemas de saúde relacionados ao tabagismo ainda podem se beneficiar ao parar de fumar?
 
Benefícios em comparação com aqueles que continuaram fumando:
– Por volta dos 30 anos: ganha quase 10 anos de expectativa de vida;
– Por volta dos 40: ganha 9 anos de expectativa de vida;
– Por volta dos 50 anos: ganha 6 anos de expectativa de vida;
– Por volta dos 60 anos: ganha 3 anos de expectativa de vida;
– Após o início de uma doença com risco de vida: benefício rápido, as pessoas que param de fumar após um ataque cardíaco reduzem em 50% as chances de ter outro ataque cardíaco.
 
Confira alguns vídeos do Momento Saúde Unimed com informações sobre o tabagismo
Janeiro Branco - Cuide da sua Saúde Mental 
       
Fevereiro - Mês da Saúde da Mulher / Prevenção ao Câncer de Colo de Útero
       
Março - Prevenção ao Câncer Colorretal
       
Abril: Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial