Órgãos de Governança Corporativa

Dentro dos limites da Lei, do Estatuto Social e do Regimento Interno da Unimed Jundiaí, compete a cada estrutura:
 
Assembleia Geral
Assembleia Geral, que poderá ser ordinária ou extraordinária, é o órgão supremo da Cooperativa, tendo poderes dentro dos limites da lei e do Estatuto Social, para tomar toda e qualquer decisão de interesse do quadro associativo, em observância às normas e diretrizes gerais do Registro Público de Empresas aplicáveis à Cooperativas. Suas deliberações devem ser cumpridas por todos os cooperados, ainda que ausentes ou discordantes.

Conselho de Administração
Sua função é tomar decisões sobre a condução da cooperativa, certificando-se da sustentabilidade da mesma (maximização de resultados).

Diretoria Executiva
De forma colegiada, responde pela gestão e pelo alcance dos resultados, seguindo as diretrizes do Conselho de Administração e as deliberações da Assembleia Geral.

Conselho Fiscal
Tem como função fiscalizar a gestão, as operações financeiras e a prestação de contas (acompanhar a contabilidade), recomendando ou não sua aprovação pela Assembleia Geral Ordinária (AGO).

Conselho Técnico
Sua principal atribuição é instaurar e conduzir processos administrativos para apurar possíveis infrações ao Estatuto Social e Regimento Interno da Unimed Jundiaí, cometidas por cooperados.

Secretaria de Governança
A Secretaria de Governança é responsável pelo apoio direto às atividades relacionadas ao sistema de governança, facilitando a comunicação entre os agentes e os órgãos deste, especialmente entre o Conselho de Administração e Diretoria Executiva.
Na sua atuação cotidiana, a Secretaria de Governança busca identificar previamente potenciais conflitos de interesse, vez que atua comprometida com a ética e confidencialidade quanto às informações tratadas. Além disso, a Secretaria também atua com visão estratégica, comprometimento, credibilidade e independência.

Gestão de Risco e Controles Internos
A Unimed de Jundiaí através do seu modelo de Governança Corporativa adota as práticas de gestão de riscos e controles internos, com o objetivo de identificar, analisar, avaliar, priorizar, tratar e monitorar os riscos que possam afetar, positiva ou negativamente, os objetivos de processos de trabalhos e/ou de projetos da operadora, nos níveis estratégicos, tático e operacional.
Esse modelo de negócio contribui na adoção de medidas que visam salvaguardar todas as atividades da operadora, assegurando o cumprimento de seus objetivos e obrigações em todos os níveis da organização.