Programa Vida Iluminada:

Criado há mais de 10 anos pela Associação Mulheres Unimedianas - AMUSP, o Programa Vida Iluminada tem como prioridade a inclusão de pessoas com deficiência visual nos diferentes segmentos da sociedade com objetivo de promover a inclusão social, educacional e profissional das pessoas cegas e com baixa visão.

Aos poucos, o programa se estendeu para outras Associações Paulistas, que oferecem atividades de acordo com a realidade de cada região. Em Jundiaí, a AMU trabalha promovendo a inclusão social através:


Coral Vida Iluminada

 

O Coral Vida Iluminada, iniciativa da Associação Mulher Unimed Jundiaí, é formado por deficientes visuais, todos voluntários e iniciou suas atividades em março de 2013. Atualmente conta com a regência de Karen Richter Comandulli, natural de Jundiaí.

Karen Iniciou seus estudos de música em 1977 na Associação de Música Pio X, que foi fundada por seus pais e onde hoje trabalha como professora de música e diretora artística. Formada em Licenciatura em Música e pós graduada em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), a regente estuda canto lírico com o professor Eduardo Janho-Abumrad, flauta doce com o professor Gustavo de Francisco no Centro Suzuki de São Paulo e é membro do Coro Contemporâneo de Campinas, sob a regência do Maestro Ângelo Fernandes. Na Itália participou do festival internacional de corais Alpe Adria Cantat. Dedica-se à educação musical com aulas de instrumento e canto e é regente de Corais na cidade de Jundiaí.

O coral conta também com a pianista Cintia Campos Santa Cruz, Doutoranda em Música (performance) pela Unicamp (previsão de término em 2025); Mestre em Música (teoria e análise) pela Unesp (2020) e Bacharel em Regência pela Unesp (2015). Também tem formação técnica em piano pelo Instituto Musical e Cultural Dr. Gomes Cardim (2008). 

Os ensaios acontecem as segundas-feiras, das 9 às 10h30, no Instituto Luis Braille, localizado na Av. Dr. Sebastião Mendes da Silva, 539 - Anhangabaú, Jundiaí. Os interessados em participar devem entrar em contato com Nalva pelo telefone (11) 97162-9370 ou pelo e-mail: amu@unimedjundiai.com.br

Durante as aulas do Coral são abordadas, técnica vocal, de respiração e sensibilidade auditiva e tem como o objetivo promover integração social, acesso à cultura e melhoria na qualidade de vida.



Concurso Literário

Em 2013, a AMU Jundiaí participou do Concurso Literário Estadual Para Pessoas Com Deficiência Visual promovido pela Associação Mulher Unimed do Estado de São Paulo. E pela grande aceitação da edição estadual, a AMU Jundiaí decidiu pela realização em 2014 do Concurso Literário Vida Iluminada, abrangendo as dez cidades atendidas pela Unimed Jundiaí: Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista;

O concurso consta de um texto em verso ou prosa, sendo obrigatória a adequação do texto ao tema proposto. O concurso compreende duas categorias: Juvenil – de 11 a 17 anos e, Adultos – a partir de 18 anos.

Os candidatos podem participar das Oficinas de Textos promovidas pela AMU constando de duas fases: Oficina de Produção Textual e Oficina de Reestruturação Textual. No sentido de incentivar o participante à produção do texto.

As Oficinas promovem a produção de textos ou quaisquer expressões que revelem as ideias e os sentimentos dos participantes sobre o tema proposto. Não é necessário que o texto a ser inscrito seja produzido nas oficinas, mas devem ser apresentados em tinta, na linguagem corrente de nosso país e obedecer ao tema. Todos os textos inscritos fazem parte de uma antologia, em tinta e Braille.

Os textos são avaliados por uma Comissão Julgadora escolhida pela AMU Jundiaí que seleciona os trabalhos a serem premiados em cada categoria.