Voltar Vacinação e Gestação: saiba quais imunizantes são recomendados

No período gestacional, alguns cuidados precisam ser redobrados visando mais saúde para a mãe e o bebê. Uma das etapas essenciais é da vacinação, único meio de proteção que age de forma simultânea e ajuda na proteção de doenças potencialmente graves. Contudo, durante a gravidez, nem todo imunizante pode ser aplicado.
 

Confira as vacinas indicadas para as gestantes

  • Influenza (gripe)
A vacina contra a gripe é uma das mais importantes durante a gestação. Além de imunizar contra o vírus da gripe, também protege de quadros mais graves de pneumonia. É importante saber que, mesmo que a mulher já tenha sido vacinada em uma gravidez anterior, é necessário repetir a dose em qualquer período da gestação.
 
  • Vacina dTpa
A dTpa previne contra difteria, tétano e coqueluche. Ela é indicada para todas as gestantes, pois protege e previne da bordetella pertussis – bactéria causadora da coqueluche –  e impede que seja transmitida ao recém-nascido. A vacina deve ser aplicada a partir da vigésima semana e a cada gestação.
 
  • Hepatite B
Essa vacina é indicada às grávidas que não se vacinaram antes da gestação, quanto para as que não completaram o esquema das três doses. A imunização deve ocorrer com o intervalo de um mês, entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira. Além de proteger a mãe, essa vacina evita a transmissão da doença ao feto ou ao recém-nascido.
 
  • Covid-19
As vacinas contra a Covid-19, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são altamente eficazes na prevenção de sintomas graves, hospitalização e morte contra todas as cepas do SARS-CoV-2 (vírus causador da doença), incluindo a variante Omicron e suas sublinhagens.
 
  • Vacinas recomendadas em situações especiais
Em algumas situações, onde a gestante apresente doenças crônicas ou em ocorrência de surto e situações de risco, outras vacinas podem ser recomendadas. 

Converse com o seu médico obstetra sobre esse tema. 

Esse conteúdo foi elaborado com base nas informações das plataformas: Viver Bem-Unimed BH e FatalMed