Últimas notícias

Voltar Unimed Maceió realiza capacitação em avaliação da vitalidade fetal

Unimed Maceió realiza capacitação em avaliação da vitalidade fetal

Iniciativa é parte do Projeto de Certificação em Boas Práticas Materna e Neonatal
        13 de setembro, 2024

Na noite de ontem (12), a Unimed Maceió realizou um treinamento especializado voltado para enfermeiros, com foco na avaliação da vitalidade fetal por meio da cardiotocografia e nas boas práticas na assistência materna e neonatal. A iniciativa é parte do Projeto de Certificação em Boas Práticas Materna e Neonatal, uma ação da Qualidade Corporativa que busca atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais de enfermagem.

O treinamento foi realizado pelas enfermeiras obstétricas Rayra Mendes e Evelin Siqueira e teve como objetivo principal capacitar os enfermeiros em práticas avançadas para garantir a qualidade, segurança e excelência na assistência oferecida às gestantes, aos bebês e às famílias durante o período da gestação, parto e pós-parto. 

Os enfermeiros foram capacitados a interpretar traçados da cardiotocografia, distinguindo entre padrões normais e alterações significativas. “Quando o traçado é normal, o procedimento habitual do parto contínua sem intervenção adicional. No entanto, quando são identificadas alterações no traçado, a equipe pode optar por monitorar a paciente mais de perto ou realizar procedimentos adicionais para prevenir complicações”, explicou a enfermeira Évellin.

O Projeto de Certificação em Boas Práticas Materna e Neonatal tem como meta promover a adoção de práticas baseadas em evidências científicas, estimulando maior resolutividade e cuidado na jornada da gestante. 

A Unimed Maceió reafirma seu compromisso com a excelência na assistência à saúde materno-neonatal e com a formação contínua de seus profissionais para garantir o melhor atendimento possível a suas pacientes.