IDSS da operadora 2020
(Ano-base 2019)

Data da publicação: 12/04/2021

 
O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma iniciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela ANS, com base  nos dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
 
Desde 2015, diversas iniciativas foram tomadas visando tornar o Programa mais atual e mais conectado às outras iniciativas de estímulo à qualidade, que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Agência. A reavaliação do PQO resultou na publicação da Resolução Normativa (RN) nº 386, de 9 de outubro de 2015, reformulando o escopo do Programa e alterando as suas 4 (quatro) dimensões de avaliação: 
 
• Qualidade em Atenção à Saúde
• Garantia de Acesso
• Sustentabilidade no Mercado
• Gestão de Processo e Regulação
 
O uso do Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) como fonte de dados para o processamento dos indicadores do IDSS, a partir do ano-base 2017, marcou uma nova etapa do Programa, possibilitando a ampliação do escopo e permitindo a introdução de novos indicadores e de ajustes de outros. Dessas forma, a metodologia do Programa IDSS - TISS gera resultados que não são totalmente comparáveis com a metodologia anterior.  
 
Os resultados obtidos pela Unimed Regional Maringá (geral e por dimensão) podem ser conferidos abaixo.


Mais informações estão disoponivéis no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Clique aqui e acesse.

Clique aqui e confira o resultado IDSS 2019 (ano-base 2018).