Faça sua busca aqui
Acesse Agendamento Online
Praticidade e comodidade na palma da sua mão.
Praticidade pra você, solidariedade pra quem precisa.
Resultados de exames
Acesse Portal do Cliente
Acesse Tempo de Espera
Institucional
Serviços
A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde. O padrão TISS tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde e, ainda, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde.
O padrão TISS está organizado em cinco componentes:
1) Organizacional: O componente organizacional do Padrão TISS estabelece o conjunto de regras operacionais. 2) Conteúdo e estrutura: O componente de conteúdo e estrutura do Padrão TISS estabelece a arquitetura dos dados utilizados nas mensagens eletrônicas e no plano de contingência para coleta e disponibilidade dos dados de atenção à saúde. 3) Representação de conceitos em saúde: O componente de representação de conceitos em saúde do Padrão TISS estabelece o conjunto de termos para identificar os eventos e itens assistenciais na saúde suplementar, consolidados na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar - TUSS. 4) Segurança e privacidade: O componente de segurança e privacidade do Padrão TISS estabelece os requisitos de proteção para assegurar o direito individual ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade dos dados de atenção à saúde. Tem como base o sigilo profissional e segue a legislação. 5) Comunicação: O componente de comunicação do Padrão TISS estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas definidas no componente de conteúdo e estrutura. Adota a linguagem de marcação de dados XML - Extensible Markup Language.
Art. 6º: Todo o processo de implantação e utilização da Troca de Informações em Saúde Suplementar (Padrão TISS) deverá ficar sob a responsabilidade de profissional técnico da operadora de planos privados de assistência à saúde, especificamente designado para facilitar, agilizar e coordenar os atendimentos à rede prestadora de serviços, que atuará como intermediador entre a operadora de plano privado de assistência à saúde e o prestador de serviço nas áreas de análises de contas e faturamento, bem como na área de informática. §1º: O profissional técnico mencionado no caput desse artigo será denominado Coordenador de Troca de Informação em Saúde Suplementar - Coordenador TISS. §2º: O Coordenador TISS designado deverá ser capaz de dialogar com a rede prestadora de serviços e conhecer profundamente os modelos de padrões estabelecidos, quais sejam: I - conteúdo e estrutura; II - representação de conceitos em saúde; III - comunicação; e IV - segurança e privacidade. Coordenador Nome: Kyssila Martins Genaro Email: kyssila.genaro@unimedmaringa.com.br Contato: (44) 3221-7909 Suplente Nome: Tatiane da Silva Jupi Email: tatiane.jupi@unimedmaringa.com.br Contato: (44) 3221-7952 - Ramal 7952
Importante saber
Canais
Secretariado