Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você

Nosso Canal do Youtube


Notícias

Voltar ‘Viver Bem na Comunidade’ reforça saúde física e mental com atividade física há 22 anos

‘Viver Bem na Comunidade’ reforça saúde física e mental com atividade física há 22 anos

Texto: Marcelo Amorim
Design: Adeane Nunes
        12 de junho, 2024
Uma cooperativa médica com responsabilidade social e voltada à sustentabilidade, promove ações para o bem-estar físico e mental da comunidade. E, dentro deste princípio fundamental, a Unimed Metropolitana do Agreste tem executado o projeto “Viver Bem na Comunidade”, que agora em 2024 completa 22 anos de existência. 

As atividades acontecem duas vezes por semana no Bosque das Arapiracas e no Lago da Perucaba, comandadas pela educadora física Cristina Jatobá e reúne dezenas de homens e mulheres, que buscam melhor qualidade de vida através da prática de atividades aeróbicas, dança e exercícios físicos.

“Há 22 anos, a Unimed Metropolitana do Agreste tem se dedicado a contribuir com a melhoria da saúde das pessoas com o projeto Viver Bem na Comunidade – antes o projeto de chamava Viver Feliz. Toda semana levamos atividades físicas aos participantes em clima de alegria, descontração e socialização. Sou grata a Unimed pela confiança depositada em mim em todos esses anos e a todas as pessoas que acreditam e veem neste projeto um caminho para o bem-estar”, ressalta Cristina.

A ação da cooperativa para a comunidade também é motivada pelo movimento Mude 1 Hábito, criado pela Unimed Brasil e que “propõe desafios, pequenas ações que geram transformações a partir de atitudes simples como subir escada, comer uma nova fruta, deixar o celular de lado, o vídeo game, sair do sofá e se divertir com amigos através da prática de exercício físico e da adoção de uma alimentação saudável.

“O movimento Mude 1 Hábito quer estimular um olhar mais cuidadoso que todos devem ter consigo mesmo, ao buscar alternativas mais saudáveis para o dia a dia. Vamos juntos nesta nova maneira de viver e sentir o mundo. Venha fazer parte do projeto Viver Bem na Comunidade”, acrescenta a educadora física.

No Bosque das Arapiraca, as aulas abertas à comunidade acontecem às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h e, no Lago da Perucaba, às quartas e sextas-feiras, das 5h30 às 6h30. Os encontros são animados com música e contam com apoio do Grupo Coringa. E, neste período junino, as turmas entraram no clima festivo e promoveram nesta última semana encontros temáticos com roupas e comidas típicas à base de milho. Na ocasião, também comemoraram o aniversário da educadora Cristina Jatobá.

“Para mim é a coisa mais linda do mundo [projeto Viver Bem na Comunidade]. Eu amo demais. E estou com mais saúde ainda. Esse projeto vem para a gente criar coragem, firmeza e saúde”, considera a participante Maria Tereza Gomes, conhecida como dona Mocinha, que faz parte da ação social desde o início.