Política de Patrocínio

POLÍTICA DE PATROCÍNIO A PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

ÂMBITO DE APLICAÇÃO
Instituto Unimed Minas Gerais.

OBJETIVOS
A Política de Patrocínio do Instituto Unimed Minas Gerais tem por objetivo estabelecer os critérios e diretrizes para investimentos em projetos de Responsabilidade Social

DEFINIÇÃO
Para o Instituto Unimed Minas Gerais patrocínio caracteriza-se como uma atividade de provisão de recursos como: apoio financeiro, recursos humanos/prestação de serviços, compartilhamento de conhecimento ou concessão de produtos (brindes) a projetos de responsabilidade de terceiros que contribuam para o bem-estar social, desenvolvimento, conhecimento e integração no ambiente de atuação do Instituto.

DIRETRIZES
Os projetos de responsabilidade social patrocinados pelo Instituto Unimed Minas Gerais devem estar  em consonância com sua política de Responsabilidade Social e que protagonize, represente  e dissemine o posicionamento socialmente responsável da Mantenedora Principal e suas Associadas, agregando valor à marca Unimed, reforçando e disseminando seu compromisso social.

São princípios norteadores:    

  • Cooperativismo e seus princípios como base das relações;
  • Transparência e ética nos relacionamentos;
  • Compartilhamento de conhecimento e experiências;
  • Inclusão social, tratamento equitativo e respeito à diversidade dos indivíduos;
  • Interesse pela comunidade;
  • Desenvolvimento dos colaboradores e cooperados;
  • Incentivo ao voluntariado;
  • Estimular e ensinar os projetos a serem sustentáveis;
  • Promover a Responsabilidade Social no Planejamento Estratégico;
  • Procurar minimizar custos e aumentar os resultados dos projetos;
  • Buscar promover uma transformação social;

Não são passíveis de patrocínio os projetos:

  • Que causem ou possam vir a causar impacto socioambiental negativo;
  • Projetos de cunho político-partidário ou religioso, tanto no âmbito das Associadas quanto do Instituto Unimed Minas Gerais;
  • Projetos que causam ou possam vir a causar risco de imagem para a Mantenedora Principal e suas Associadas, bem como à marca Unimed;
  • Projetos que incentivem o uso de hábitos nocivos à saúde (bebidas alcóolicas, tabagismo etc.).

LIMITES

Os patrocínios serão realizados na abrangência de atuação da Mantenedora Principal e suas Associadas e outras empresas parceiras, resguardada a preferência por utilização dos recursos nas respectivas áreas de atuação das Associadas  ou suas empresas associadas ou parceiras.

FORMAS DE PATROCÍNIO

O patrocínio poderá ocorrer das seguintes formas:

  • Recursos financeiros;
  • Compartilhamento de conhecimento;
  • Doação de brindes;
  • Recursos humanos / prestação de serviços.

 
SOLICITAÇÕES

As solicitações deverão ser encaminhadas através de formulário específico que se encontra no site do Instituto Unimed Minas Gerais. Este trâmite deverá ser seguido não só pela sociedade em geral, bem como também por todas as Associadas ao Instituto Unimed Minas Gerais.

O Instituto se encarregará da análise e retorno ao solicitante.

A partir da data de entrada da solicitação no sistema, o responsável pela análise prévia terá 15 (quinze) dias corridos para dar retorno ao solicitante, que deverá ser registrado por e-mail.

A implementação do patrocínio será de responsabilidade do setor de relacionamento do Instituto.

ANÁLISE DO PATROCÍNIO

Esta análise consiste numa avaliação preliminar, realizada pelos técnicos das áreas pertinentes. Uma vez aprovada nesta instância, a proposta será levada à Diretoria do Instituto para aprovação. O parecer final será comunicado ao solicitante por meio de correspondência numerada e/ou e-mail.

CONTRAPARTIDAS E RESULTADOS

Todos os projetos patrocinados deverão apresentar, de forma detalhada, as contrapartidas oferecidas (Ex: público, banner, divulgação da marca nos materiais, site do solicitante, espaços concedidos etc.), que deverão ser descritas no formulário de solicitação de patrocínio e acompanhadas, no caso da efetivação do mesmo. Os resultados alcançados deverão ser apresentados, também de forma detalhada, ao Instituto Unimed Minas Gerais, como forma de prestação de contas.