Equipes do Pronto Atendimento e SOS participam de capacitação profissional

Na última quinta-feira, 1º de junho, mais de 40 profissionais do Pronto Atendimento (PA) e do SOS do Hospital Regional Unimed Missões participaram de uma capacitação sobre parada cardiorrespiratória. A ação teve como objetivo qualificar as equipes, garantindo um atendimento de excelência e a segurança do paciente em primeiro lugar.

O treinamento foi ministrado pelo técnico de enfermagem Vitor dos Santos. Já a coordenadora do PA, Haidê Brissow, falou sobre a escala de MEWS, uma ferramenta que permite identificar e prevenir a deterioração do paciente no leito de enfermaria, a partir da análise de cinco dados vitais: pressão arterial sistólica, frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura corporal e nível de consciência.

“Antes de entrarmos na prática, tivemos o embasamento teórico de como nosso paciente, dentro das enfermarias, vai se deteriorando. Agora é a parte prática da reanimação do paciente em uma parada cardiorrespiratória, identificando a vítima, abordando e realizando o protocolo”, explicou Haidê.

Na capacitação, foram demonstrados os protocolos para reanimação de pacientes adulto, pediátrico e neonato. “São protocolos diferentes para cada paciente”, relatou a coordenadora do PA. “Estes treinamentos estão conectados com os projetos que a Unimed Missões/RS possui, da ONA e Planetree, para estarmos cada vez mais preparados e seguros, garantindo sempre a assistência de qualidade e segurança para o nosso paciente e instituição”, completou Haidê.