Hospital Regional Unimed Missões conta com novo equipamento de esterilização

Sempre comprometido com a segurança de seus pacientes e em busca de melhorias constantes, o Hospital Regional Unimed Missões conta, desde janeiro de 2023, com uma nova tecnologia para a Central de Material Esterilizado (CME): o Sistema de Esterilização a Baixa Temperatura V-PRO maX 2, que utiliza vapor de peróxido de hidrogênio. O equipamento oferece maior praticidade para o atendimento das necessidades diárias do hospital, permitindo a esterilização de produtos para saúde e materiais médicos em ciclos a partir de 16 minutos.

O enfermeiro da CME, Jaci Lang Soares, explica que a aquisição facilita e otimiza o processo de esterilização de materiais termossensíveis, que até então precisavam ser encaminhados para uma empresa terceirizada em Porto Alegre. “Antes, tínhamos aqui no hospital apenas esterilizadoras a altas temperaturas, e existem alguns materiais termossensíveis que são danificados ou têm sua vida útil reduzida se forem expostos a essas temperaturas”, observa Jaci.

“Nós conseguimos garantir a mesma confiabilidade do processo de esterilização das autoclaves de vapor, só que com uma proteção a esses materiais termossensíveis, o que aumenta sua durabilidade”, destaca a coordenadora do CME, Paola Dal Forno. “O hospital está sempre preocupado em aprimorar a qualidade dos processos e a segurança dos pacientes, garantindo também o controle de infecções através de uma esterilização de qualidade”, completa Paola.

A CME é responsável pela limpeza, desinfecção, esterilização e distribuição dos materiais utilizados em todos os setores do hospital, tais como instrumentos cirúrgicos, exercendo papel fundamental na prevenção de infecções. Além da V-PRO maX 2, o setor possui duas lavadoras automatizadas (sendo uma termodesinfectora e uma ultrassônica) e duas autoclaves a vapor, realizando testes de qualidade diários, que atestam a segurança de todos os processos.