Hospital Regional Unimed Missões realiza procedimento cardiológico inédito

A equipe de Hemodinâmica do Hospital Regional Unimed Missões (HRUM) realizou, no dia 11 de julho, um procedimento inédito de implante de stent com a técnica de litotripsia coronária, considerada uma das mais avançadas no que se refere a abordagem de lesões coronarianas calcificadas.

O método é um importante avanço no tratamento de doenças cardíacas, especialmente em casos em que a calcificação arterial impede a implante convencional de endoprótese.

O meio utiliza um balão especialmente projetado, inflado dentro da artéria para liberar ondas de pressão sonora, que fragmentam os depósitos de cálcio do vaso sem danificar os tecidos moles circundantes, minimizando os riscos do procedimento e facilitando o implante adequado do stent.

No procedimento realizado no HRUM, além da angioplastia coronariana com a técnica de ondas de pressão sonora, foi utilizado o ultrassom intracoronário, método auxiliar na identificação precisa de potenciais desafios durante o tratamento.

Esta tecnologia, recentemente introduzida no Brasil, estava previamente disponível apenas em grandes centros urbanos. Agora, com o pioneirismo do Hospital Regional Unimed Missões, os clientes do interior têm acesso facilitado a tratamentos avançados. Com isso, o HRUM reafirma o compromisso com o bem-estar e a saúde, proporcionando acesso a tratamentos de alta qualidade.