IDSS 2018

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é um instrumento que permite a avaliação anual do desempenho de operadoras de planos de saúde - por meio de um conjunto de indicadores - com o objetivo de aferir o desempenho global das empresas que atuam no mercado.

Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela ANS, com base nos dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

Desde 2015, diversas iniciativas foram tomadas visando a tornar o Programa mais atual e mais conectado às outras iniciativas de estímulo à qualidade, que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Agência. A reavaliação do PQO resultou na publicação da Resolução Normativa (RN) nº 386, de 9 de outubro de 2015, reformulando o escopo do Programa e alterando as suas 4 (quatro) dimensões de avaliação:

• Qualidade em Atenção à Saúde
• Garantia de Acesso
• Sustentabilidade no Mercado
• Gestão de Processo e Regulação
Fonte: adaptado de Relatório da Qualificação das Operadoras 2017 - ANS

O uso do Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) como fonte de dados para o processamento dos indicadores do IDSS, a partir do ano-base 2017, marcou uma nova etapa do Programa, possibilitando a ampliação do escopo e permitindo a introdução de novos indicadores e de ajustes de outros. Dessa forma, a metodologia do Programa IDSS - TISS gera resultados que não são totalmente comparáveis com a metodologia anterior.

Os resultados obtidos pela Unimed Federação Intrafederativa Nordeste Paulista (geral e por dimensão) podem ser conferidos abaixo.

IDSS 2018 (ano-base 2017)


IDSS da operadora 2019 (ano-base 2018)

 
 
  
  
  

 

Pontuação para operadora acreditada: Operadora não Acreditada

Indicador bônus
Operadora não pontuada.

 
  

 

1) IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção,
prevenção e assistência à saúde prestada.

 

  

 

2) IDGA - GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.


  

 

3) IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

 

  

 

4) IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.


 

  

 

Faixas de notas de avaliação:


  

 

Gráfico de evolução do IDSS - TISS


 

  
 e acesse o resultado no site da ANS.