Serviço exclusivo para  Beneficiários  que serão atendidos na Rede Local em Santarém e Região Oeste do Pará.
Beneficiários (196 – Unimed Oeste do Pará) que se encontram em outras cidades devem procurar a Unimed da sua localidade para solicitar  autorização.
 

Fique atento!


Os prazos para retorno seguem a Resolução Normativa - RN 566 da ANS
  • Quanto aos prazos, vale lembrar que eles variam de acordo com o tipo de autorização. 
     
  • Para exames e procedimentos de ultrassom, raios-x, densitometria óssea, fisioterapia, nutricionista, mamografia, exames cardiológicos, dermatológicos, oftalmológicos, otorrinolaringológicos e urológicos: até 10 dias úteis;
    Para tomografias, ressonâncias, terapia ocupacional, psicólogo, fototerapia, radioterapias, cintilografias e eletroneuromiografia, o paciente deve contatar a Central de Agendamento através do WhatsApp: 0800 591 6241.
 
  • Ressaltar que este os exames laboratoriais são solicitados pelo laboratório e o prazo de autorização é de até 3 dias úteis;
Solicitação de Autorização

Cliente Local  (196)

Solicitação de Autorização

Cliente Intercâmbio

Consulta

Consultar Solicitação


Passo a Passo para Consultar o Status da sua  Autorização.
Precisa do Guia Médico?

Acesse aqui e tenha acesso a todos os médicos e prestadores disponíveis. 


Orientações para Solicitação de Autorização

Conversar com seu médico sobre suas queixas, dúvidas e sintomas é essencial para o correto acompanhamento de seu quadro de saúde. A depender de sua condição clínica, um exame pode ou não ser solicitado e essa avaliação sempre caberá ao médico responsável pelo seu atendimento.

Converse com seu Médico 


Quando estiver em consultório de médico cooperado, sua solicitação para autorização de procedimentos é no mesmo local de atendimento, e quando estiver em prestadores que não são cooperados você precisa abrir sua solicitação no formulário disponível aqui nesta página na opção - Consultar Protocolo. É importante estar com o pedido médico para anexar em sua solicitação. 
Caso esteja fora das abrengências da região Oeste do Pará você pode se direcionar para a Unimed local ou ligar para o número 0800 591 6241.

Baixe o App Unimed Cliente

Tenha sempre em mãos o App Unimed Cliente para solicitar e realizar seus exames. No App você terá disponível o cartão virtual e Token localizado no menu - Cartão Virtual - Exibir Cartão - Meu Cartão e QRcode/Token.
Baixe o App Unimed Cliente

Acompanhe sua Autorização

Você poderá acompanhar o status da sua solicitação aqui nesta página acessando a opção consultar protocolo.



FAQ - Perguntas e Respostas


O que devo perguntar ao médico durante a consulta? 
       
Durante a sua consulta, aproveite para tirar todas as suas dúvidas com o médico, inclusive, sobre os exames solicitados.
Pergunte, por exemplo, qual o prazo para realização dos exames e quando deve ser o retorno com o especialista para apresentação dos resultados.
Não deixe de esclarecer também se os exames solicitados necessitam de preparação prévia, como jejum, abstinência alcoólica, repouso etc.
Como acompanhar meus pedidos e solicitações de exames e procedimentos?
       

Através do Portal https://www.unimed.coop.br/site/web/oestedopara/autorizacoesunimedoestedopara  você consegue consultar o status dos seus procedimentos.  Sempre tenha em mãos através do seu celular o Cartão Virtual e Token disponíveis no App Unimed Cliente. 

Quem deve solicitar o exame: médico ou paciente?
       

Conversar com seu médico sobre suas queixas, dúvidas e sintomas é essencial para o correto acompanhamento de seu quadro de saúde. A depender de sua condição clínica, um exame pode ou não ser solicitado e essa avaliação sempre caberá ao médico responsável pelo seu atendimento, que é também quem irá solicitar a autorização via sistema.

O que é e como ter acesso à transcrição de exames?
       
A transcrição é o processo de solicitação e autorização de pedidos de exames emitidos por médicos não cooperados e médicos cooperados que não cadastraram sua solicitação de exames ou procedimentos no sistema. 
A recomendação é que o cliente Unimed Oeste do Pará faça a solicitação de transcrição de exames pelo Site  na Opção "Autprizações" com os pedidos de exames para anexar na hora de solicitar no sistema. Caso isso não seja possível, ele também poderá ser direcionado a solicitar o recurso presencialmente na sede em Santarém e Itaituba.
Quais autorizações eu consigo solicitar através do Site?
       
Autorizações referentes a exames de rotina; Ultrassons;  Raios X; Densitometria  óssea; Fisioterapias; Nutricionista; Mamografias, Exames Cardiológicos, Exames Dermatológicos;  Exames Oftalmológicos;  Exames Laboratoriais; Exames Otorrinolaringologistas e Urológicos.
Como tenho acesso ao cartão virtual Unimed? 
       
Você pode acessar seu cartão virtual através do aplicativo Unimed Cliente.
É muito simples: você baixa o aplicativo pelo play store ou app store, faz seu login com o cpf e já pode acessar todos os benefícios que o aplicativo oferece, inclusive o cartão virtual. 
Onde encontro o código Token que é solicitado quando quero acessar meu protocolo? 
       
Você tem acesso a esse código através do aplicativo Unimed Cliente, ele fica ao lado seu cartão virtual, se chama “QRCODE/TOKEN” 
Você abre a aba “cartão virtual”, aperta em exibir cartão, assim que seu cartão for aberto você vai ver ao lado uma aba  “QRCODE/TOKEN” você aperta nessa aba e bem em cima do QR code você tem acesso ao código. 
Em relação as sessões de Terapias, vou precisar pedir autorização todo mês pelo site?
       
Se as Terapias forem realizadas no CET - Centro Especializado de Terapias Unimed, você não precisará solicitar pelo site, pois o próprio CET fará a autorização.  Se as Terapias foram em outra Cliníca credenciada pela Unimed Oeste do Pará e for a primeira vez que realizará a sessão, você precisará acessar o Portal Unimed em "Autorizações" e realizar a solicitação para autorizar o procedimento. 
Meu Plano é Unimed Oeste do Pará, mas estou fora do estado, como solicitar autorização?
       
Se você for Cliente Unimed Oeste do Pará será necessário se dirigir a uma sede da Unimed local mais próxima de você para solicitar sua autorização.
Estou em Santarém (ou cidades da Região Oeste do Pará), mas meu Plano é de outra Unimed, o que fazer?
       
Se você está em Santarém ou cidades da Região Oeste do Pará e seu Plano é de outra Unimed, você fará a solicitação de seus exames e procedimentos através do Portal Unimed Oeste do Pará na Opção "Autorizações" e clicar em "Beneficiário Intercâmbio" para fazer sua solicitação de Autorização.