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36ª reunião do Comitê Estratégico de TI discute soluções, inovação e segurança

        12 de julho, 2024
Nos dias 19 e 20 de junho de 2024 a Unimed Federação do Paraná realizou a 36ª reunião do Comitê Estratégico de TI, evento anual que se estende por dois dias e conta com a participação de representantes de TI das Singulares de todo o estado, além de convidados de outras Unimeds e de outras empresas do ramo de tecnologia.

A abertura contou com a participação de Willian Stocco, da Superintendência de Serviços às Singulares: "Entendo os comitês como um espaço importante de discussão de temas relevantes e integração entre as Singulares. Vejo como uma riqueza do Sistema Unimed, pois nos comitês conseguimos trocar experiências e alinhar ações e processos. Em especial no Comitê Estratégico de TI considerei de extrema relevância a prestação de contas realizada às Singulares participantes do sistema Nótus e destaco também a participação das Singulares do Cardio. Como as soluções desenvolvidas pela Federação são totalmente focadas nas Singulares, vejo como fundamental este processo de interação com o cliente.", afirmou.


Dia 1: Soluções, serviços e troca de ideias


 

O primeiro dia foi focado em aspectos técnicos e direcionado aos usuários dos sistemas desenvolvidos e mantidos pela Unimed Paraná, tendo início com a apresentação dos SLAs (Acordos de Nível de Serviço), números que refletem dados concretos sobre o desempenho dos serviços prestados.

Destaca para dados técnicos e metas alcançadas


 
Diego Eckstein, coordenador de Help Desk, abriu as apresentações destacando os serviços oferecidos e a meta de aumentar o cumprimento das demandas, elevando-o de 85% para 90%. No último ano, a média alcançada foi de 96,7% no SLA acordado, com 7668 tickets abertos, dos quais 7654 foram resolvidos, resultando em uma taxa de reabertura de apenas 2,76%.

Foco no Líbero Autorizador: Projeções para 2024

Durante o espaço dedicado ao Líbero Autorizador, foram destacados os 907 tickets abertos em 2023, com 914 resolvidos e uma baixa taxa de reabertura de 2,51%. Para 2024, a meta é elevar ainda mais o atendimento, mirando em 96,8% de cumprimento do SLA, com 199 tickets abertos e 203 já resolvidos até o momento.

Estratégias para Eficiência Operacional

Marilma Alberti, coordenadora da equipe de Sustentação Nótus e Líbero Autorizador, compartilhou indicadores e metas de melhoria para os sistemas Nótus, Biomeek e Líbero Autorizador. De março de 2023 a março de 2024, foram implementadas 959 mudanças no Nótus, das quais 40 foram de versão e 919 de sustentação. No Biomeek, 530 mudanças foram relacionadas às demandas de ordem legal. Para além disso, foi acordada a redução de 12% para 9% na taxa de mudanças em função da grande demanda de trabalho da equipe.

Compromisso com a Qualidade no Atendimento ao Cliente


 
Eduardo Hey, coordenador do sistema de CRM, destacou o índice de 94,2% de atendimento no prazo estabelecido pelo SLA em 2023, o que representa 807 chamados atendidos dentro das expectativas dentro de um total de 837 chamados abertos.









Alta Performance no Suporte ao Cliente


Encerrando as apresentações, Marconi Umada, coordenador da equipe de Suporte, reportou uma média mensal de atendimento de 90% dos chamados, com uma média total de 96,2% ao longo do último ano (tendo 5038 chamados ao total).



 
Produção e Digitador TISS

Desde sua introdução em novembro de 2023, os projetos Produção e Digitador TISS têm se destacado como uma inovação na gestão de informações.

Funcionamento e Benefícios do Produção TISS:

O módulo Produção TISS opera de forma a eliminar a necessidade de instalação de ferramentas adicionais. Esse avanço não só simplifica, mas também agiliza o fluxo de informações entre prestadores de serviço e Singulares. Entre os principais benefícios, destacam-se:

 
  • Automatização do Envio: facilita e automatiza o envio da produção do prestador para a Singular, substituindo métodos manuais de comunicação como o envio de e-mails.
  • Integração com o Nótus: completamente integrado ao sistema Nótus, permite atualizações em tempo real e facilita processos de auditoria, assegurando maior transparência e precisão nos registros.
  • Parametrização de Glosas: oferece a capacidade de configurar quais glosas serão aplicadas após a importação do arquivo, otimizando o processo de auditoria no Nótus e garantindo conformidade com as normativas vigentes.
  • Prevenção de Duplicidade: evita a duplicação na importação de guias e lotes, assegurando a consistência dos dados processados.
  • Facilidade na busca de guias: simplifica a busca direta de guias no sistema de gestão, minimizando erros e melhorando a eficiência operacional.
Desde sua implementação, o Produção TISS já processou 5.607 lotes, integrando 264 mil guias de forma automatizada, sem necessidade de intervenção manual.


Versões CRM


De julho de 2023 a maio de 2024, oito novas versões no sistema CRM foram implantadas. Essas atualizações, numeradas de 560 a 568, totalizaram 289 mudanças, focadas em otimizar processos.

Durante a apresentação, Eduardo Hey, coordenador do sistema CRM, destacou dois importantes projetos desenvolvidos por sua equipe:

1. Declaração de Saúde Eletrônica: Agilidade e Segurança

A implementação do portal de Declaração de Saúde Eletrônica visou facilitar o preenchimento seguro e on-line da declaração pelos proponentes, proporcionando uma maior conveniência e eficiência operacional. Além disso, o sistema garante controle integral sobre todo o fluxo do processo.
Nesta solução, destacam-se:
 
  • Cadastro de Patologia Parametrizado: Integração das patologias ao CID de forma estruturada;
  • Questionário Configurável: Opções de resposta sim/não, subperguntas, campos para descrição e definição de obrigatoriedade, permitindo personalização conforme as necessidades de cada Singular.
Eduardo ainda destacou que essas funcionalidades não apenas simplificam o processo para os usuários, mas também fortalecem a precisão e a segurança das informações coletadas.

2. Compartilhamento de Risco: Eficiência e Redução de Custos

Outra implementação foi a automação de mais de 90% das inclusões de beneficiários via contratantes PJ, especialmente no que diz respeito ao preenchimento da declaração de saúde e inclusão de carências. Essa melhoria não só aumentou a precisão na geração da CPT (Conta de Procedimento e Terapia), mas também impacta positivamente o custo assistencial do sistema Unimed no estado.

Eleger, automaticamente, os cenários que exigem documentação específica, não somente simplifica os processos burocráticos, mas também melhora a eficiência operacional, beneficiando, dessa maneira, os clientes. 


Projeto de pagamento intercâmbio AJIUS


O mês de junho foi marcado pelo início da implementação do Projeto de Pagamento Intercâmbio e AJIUS, uma iniciativa que visa transformar significativamente o processo de pagamento de contas intercâmbio e automatizar operações de pagamento no Nótus. O objetivo central do projeto consistiu em substituir e aprimorar as práticas executadas pelas áreas operacionais anteriormente no Biomeek, conforme resultado do mapeamento de processos e entrevistas realizadas com as equipes envolvidas.

O projeto automatizou o ciclo de pagamento de contas de intercâmbio, desde a geração até o envio e recebimento. Isso inclui a criação de parametrizações para identificar e gerenciar glosas, simplificando as operações operacionais e proporcionando ganhos significativos em eficiência.
Atualmente, o projeto já está operacional nas Singulares de Costa Oeste e Foz do Iguaçu. As fases de implementação seguem planejadas para as Singulares de Apucarana, Francisco Beltrão e Norte do Paraná. Cada fase segue um rigoroso processo de implantação, incluindo repasse do projeto para o Help Desk, homologação, preparação e realização de treinamentos, configurações e cadastros prévios, homologação com as equipes das Singulares, ativação dos parâmetros e acompanhamento pós-implantação.

Com foco em automação e comunicação online, o Projeto de Pagamento Intercâmbio e AJIUS não apenas busca otimizar processos, mas também estabelecer novos padrões de eficiência e qualidade no setor operacional.

 
“O projeto que estamos entregando agora é o de Pagamento de Intercâmbio e Ajius e o que nos foi pedido e, com grande satisfação posso afirmar que conseguimos entregar, foi a automatização do processo do Ajius. A partir de agora, as Singulares que utilizam as implementações desenvolvidas nesse projeto poderão experienciar um alto grau de automatização de processos. Ao clicar em um botão, o sistema faz toda a geração das contestações, posta na CMB e aguarda o retorno da CMB. Pelo próprio Nótus a Singular consegue acompanhar o que está acontecendo, sem a necessidade de navegar simultaneamente em plataformas distintas. Isso gera um grande ganho de tempo e otimiza a operação.

É importante destacar, inclusive, que isso só foi possível porque as Singulares participaram com muito comprometimento desse projeto. Essa automatização veio de uma demanda da nossa área operacional, pois esse mesmo processo, ao ser executado no Biomeek, era moroso e complicado.

Próximos projetos

Os nossos próximos projetos compõem o módulo de gestão financeira e trazem consigo desafios tão grandes quanto o projeto de Pagamento de Intercâmbio e Ajius. Estamos buscando atender questões de negócio que o Biomeek não atende, acomodar novas demandas e trazer ganho operacional para processos que hoje são essencialmente manuais. Os projetos contemplam novas formas de parametrizar a cobrança e melhorias em processos de conferência.

A dimensão desse trabalho é grande e é necessário destacar o empenho da equipe de Projetos, que sempre quer fazer o melhor pelo Nótus, vejo realmente um esforço conjunto para que o Nótus siga oferecendo o diferencial que as Singulares almejam. São grandes desafios, mas proporcionais a eles são o engajamento e o comprometimento da equipe.”

— Melissa Marin, coordenadora de Novos Projetos Nótus
 
 
























Líbero Saúde


Desenvolvido pela Área de Soluções em Saúde da Unimed Federação, o Líbero Saúde surgiu como uma inovação importante na gestão de informações clínicas desde meados de 2019, substituindo o antigo sistema MAS. Esse novo sistema não se limita a ser apenas um prontuário eletrônico, mas sim tem foco em ser uma plataforma integrada que oferece uma experiência mais intuitiva para os profissionais de saúde.

Funcionalidades e Benefícios

O Líbero Saúde é projetado para proporcionar uma navegação fácil e intuitiva, simplificando o trabalho diário dos profissionais de saúde. Ele oferece um prontuário multiprofissional, garantindo segurança e confiabilidade nos registros. Além disso, conta com dashboards que apresentam indicadores claros e detalhados, fundamentais para uma gestão eficiente.

Dentre suas funcionalidades, destacam-se programas de atenção personalizados, sistema de alertas inteligentes e a capacidade de realizar teleconsultas, adaptando-se às necessidades atuais de saúde. A plataforma inclui também agenda clínica e multiprofissional, prontuário eletrônico integrado, gestão de farmácia, classificação de risco e suporte à telemedicina.

Desempenho e Comparação

Recentemente convertido para plataforma web, o Libero Saúde garante maior performance e acessibilidade aos seus usuários. Em comparação a outras ferramentas do mercado, o sistema não apenas oferece funcionalidades exclusivas, mas também traz melhorias significativas em todos os aspectos cruciais da gestão de dados clínicos.

Dessa forma, em 2024, a equipe responsável pelo Líbero Saúde alcançou um bom resultado, tendo um SLA de 91,67%, com uma média mensal de 187,2 tickets abertos e 185 resolvidos.


 
Visitas de Relacionamento reforçam relação entre Federação e Singulares

Márcio Brisse, Coordenador de Relacionamento e Garantia da Qualidade falou sobre o serviço de visitas de relacionamento que se iniciou em 2019. Tais visitas têm como principal objetivo fortalecer os laços entre a Federação e as Singulares espalhadas pelo estado.

Durante essas incursões, realizadas de forma regular, diversos assuntos são abordados, resultando na geração de relatórios. Esses relatórios servem como base para a manutenção de alguns itens e o encerramento de outros.

Em 2024, as visitas iniciaram-se em janeiro, em Cianorte, seguidas por Paranaguá, em fevereiro, Apucarana, em março, e Francisco Beltrão, em abril. Recentemente, em junho, a equipe esteve na região da Costa Oeste e já há previsão para uma visita à Singular de Norte do Paraná em setembro.

Desde 2023 novos desafios foram agregados ao trabalho de Brisse e sua equipe, incluindo participação em reuniões estratégicas de alinhamento, conciliação e homologação de novos módulos, retomada de reuniões para evolução contínua e auxílio às Singulares para ajustar seus processos operacionais.

As visitas, além do resultado imediato das orientações in loco, estabelecem uma rotina de verificação contínua, agilizando a resolução de itens prioritários na fábrica. Mais crucial ainda, há um envolvimento direto dos responsáveis pelas áreas nas discussões e processos que impactam diretamente as Singulares, promovendo uma integração cada vez mais efetiva entre todos os níveis da organização.
 
Assista às apresentações do 1º dia:


Clique aqui e acesse as apresentações do 1º dia.

 

Dia 2: Inteligência artificial e segurança da informação


 
 
No segundo dia do Comitê, o evento entrou em um território de discussões importantes no campo da tecnologia. Temas como inteligência artificial, segurança da informação e ataques cibernéticos dominaram as pautas. Participantes de diversos setores e organizações contribuíram com considerações valiosas sobre como essas tecnologias estão moldando não apenas o ambiente digital, mas também a sociedade como um todo. 


 
Marcelo Dallagassa, especialista do NIIS (Núcleo de Inteligência e Informações de Saúde da Unimed Paraná), trouxe uma perspectiva única sobre os desafios e oportunidades da integração da inteligência artificial na área da saúde. Sua experiência e conhecimento profundo do meio foram essenciais para direcionar os debates em torno do uso eficaz das novas tecnologias no setor. O Info TI conversou com ele:

"Eu acho muito importante posicionar as nossas Singulares acerca de nossos direcionamentos de aplicações voltadas à área da saúde, principalmente as questões de Analytics. Hoje a gente teve essa oportunidade única de ter a presença da Unimed Nacional, para falar sobre uma iniciativa deles com a Unimed do Brasil e com a Unimed Paraná de desenvolvimento de um Grupo Nacional de Analytics.

Nós também apresentamos algumas soluções, como a solução de Inteligência Artificial – chamada de auto machine learning, que trabalha e agiliza processos da ciência de dados; e a de arquitetura de dados, dentro da solução da SnowFlake, que é uma solução também adotada pela Unimed do Brasil. A Unimed Paraná está em vias de oficializar a contratação.

Tudo isso tem foco em distribuir uma informação útil para as Singulares a respeito dos caminhos e das boas práticas que a gente está seguindo na visão de Analytics."
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Este segundo dia do comitê de TI não só ampliou os horizontes sobre as potencialidades da tecnologia, mas também reforçou a importância de um diálogo contínuo entre especialistas, acadêmicos e profissionais do setor.

Assista às apresentações do 2º dia:

Clique aqui e acesse as apresentações do 2º dia.
 
O que disseram os participantes?

 
“Eu acredito que o Comitê veio se desenvolvendo ao longo dos anos e já não se enquadra mais como uma prestação de contas. Hoje fazemos alinhamentos, trocamos ideias, para inclusive melhorar aquilo que já está bom. 

Nós temos hoje um nível bem alto de melhorias e enxergamos que dá para melhorar muito mais. Nós não estamos só corrigindo problemas, que muitas vezes acabam sendo o foco de muitas reuniões. Com a maturidade resultante da direção do comitê, pela visão da Federação, pela forma como as Singulares foram conduzidas, nós hoje podemos não olhar apenas para problemas. Nós estamos olhando para formas de entregar soluções com mais qualidade. Isso traz realmente uma melhoria, e a gente fica mais feliz de se reunir. A TI é como ir ao médico, muitas vezes só vamos ao médico quando já estamos com problemas, e as pessoas muitas vezes só procuram a TI quando já estão com problemas. Essa programação do Comitê nos traz motivação para nos reunir e olhar para o futuro.”

 
Marcelo Jesus – Unimed Norte do Paraná
 
“A importância principal de um evento como esse é a fomentação do relacionamento da Federação com as Singulares. Hoje, por conta da virtualização de tudo, os relacionamentos tendem a ser mais distantes e estando aqui podemos estreitar esse contato e discutir coisas que à distância dificilmente discutiríamos. O formato de dois dias também é muito importante para que consigamos dar a devida atenção aos assuntos focais e aos mais abrangentes.” 
 
Juarez da Costa - Unimed Apucarana
 
“Para a gente, como Singular, esse tipo de evento é importante porque a gente consegue conversar com outras Singulares e identificar problemas que nos são comuns. Nesse bate-papo a gente entende a realidade das outras Unimeds e consegue tanto acessar ideias que podem ser úteis para a nossa própria Singular quanto falar sobre coisas que já resolvemos e cuja resolução pode ser útil e aplicável para outra Unimed também. Afinal, apesar de sermos Singulares o Sistema Unimed é um só, então é importante ter esse tipo de integração. E quanto ao formato do evento, eu julgo essa separação importante para que possamos ter acesso também à visão de pessoas que não utilizam nossos sistemas e assim nos inteirarmos de outras realidades.”
 
Victor Hugo - Unimed Costa Oeste

“Esse tipo de evento é muito importante. Essa prestação de contas a gente não vê em outros fornecedores do mercado, é realmente algo muito relevante e de muito valor. Também é muito legal poder discutir tecnologia de uma forma geral e encontrar os colegas de outras Singulares, para trocar ideias expor dificuldades e encontrar soluções em conjunto.”
 
Gleysson Bessin – Unimed Apucarana

“Esse tipo de evento é essencial para promover a proximidade entre nós, técnicos, que estamos cada um em um ponto do estado do Paraná, é a única oportunidade em que nós todos nos encontramos e esse networking é muito importante. Além disso, é uma oportunidade de acompanhar melhor a aceleração de atualizações que se aplica a todos os produtos tecnológicos hoje em dia. Esse modelo que separa o evento em dois dias é muito proveitoso, pois no primeiro dia participam apenas aqueles que realmente utilizam os sistemas e soluções e isso torna tudo mais focado. Em contrapartida, num segundo momento temos a oportunidade de ver a TI de um ponto de vista mais aberto.”
 
Rodrigo Cagni – Unimed Paranaguá

 
 

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