Neste estágio, as pessoas poderão atrair ainda mais a atenção do seu bebê. As palavras também passarão a ter mais significado e ele poderá inclusive compreender algumas e evidenciar isso. É nessa etapa também que inicia o desafio da introdução alimentar. 

Conforme os quadros a seguir, observe o que seu filho pode fazer ao completar 6 meses de vida. Caso perceba algo que ainda ele não tenha conseguido realizar, converse com o seu médico e continue estimulando seu bebê diariamente.

Indicadores dos 3 meses até completar 6 meses

Reconhece pessoas próximas e/ou chora na frente de estranhos
Balbucia e sorri na interação com o outro
Muda da posição de barriga para baixo para a posição de costas e vice-versa
Agarra brinquedos e os mantêm por algum tempo
Senta com ajuda ou sozinho por algum tempo
Reconhece a voz de algumas pessoas
Procura com os olhos objetos a sua frente
Varia o volume de suas vocalizações
Fonte: Guia da Família, Primeira Infância Melhor, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 7ª edição. Porto Alegre, 2016.

Introdução alimentar

Agora inicia a fase de introdução alimentar; esse é o momento quando, além do leite materno, novos alimentados devem ser oferecidos ao seu bebê. Isso o ajudará no desenvolvimento do paladar (gosto) e na aceitação de diversos tipos de alimentos ao longo da infância. É importante lembrar de que a criança precisa ter seu tempo respeitado, então, ofereça os alimentos de forma lenta e aos poucos, para que ele sinta o sabor de cada alimento.
No início, o bebê poderá recusar as primeiras ofertas, porque tudo para ele será novidade (a colher, o sabor e a consistência do alimento).

Geralmente, você pode iniciar com uma papinha de fruta e no almoço e jantar oferecer papa de legumes. Nesta fase, é necessário oferecer água tratada, filtrada e fervida, nos intervalos das refeições.
Você pode oferecer os alimentos naturais sem adição de sal ou açúcar, utilizando temperos naturais (conforme orientação do pediatra), evitando condimentos processados.
Os alimentos de maior aceitação neste período são as  batatas, caldo de feijão, brócolis, abobrinha, maçã, banana e laranja.  Sempre, ao oferecer um alimento novo, é importante observar se não irão aparecer manchas na pele, coceiras ou inchaço, principalmente no rosto da criança e, caso isso ocorra, avise o pediatra e suspenda temporariamente a oferta do alimento.

Saúde bucal: os dentes começarão a surgir, a partir do 6º mês. Nesse período a criança poderá sentir coceira na gengiva, aumento da saliva. O inchaço e vermelhidão podem ser comuns na região onde o dentinho estiver saindo. Também pode haver perda do apetite, irritação e sono agitado. Em alguns casos, também ocorre uma febre baixa e pode apresentar fezes amolecidas. Mas fique tranquila; esses sintomas são passageiros e podem variar de uma criança para outra.

Pontos de atenção: não ofereça mel antes dos 12 meses de idade, porque o mel pode conter esporos de uma bactéria muito agressiva para o lactente chamada Clostridium botulinum. Essa bactéria é a responsável pelo botulismo.

Vacinas: agora com 6 meses, seu bebê irá realizar o reforço, pentavalente 3ª dose, polivalente 3ª dose; também poderá realizar a vacina da influenza (é importante conversar com o pediatra sobre esta vacina). As reações podem não ser maiores do que as que ocorrem na primeira e segunda doses.