Quer marcar uma consulta?

Você pode acessar o Guia Médico pelo aplicativo Unimed Cliente PR, pela assistente virtual Julia ou diretamente no site clicando no link abaixo.

Como pesquisar 

Acesse o Guia Médico, localizado no início da primeira página do site unimed.coop.br/parana. Selecione a forma de busca que você quer fazer: rápida ou detalhada.
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É o conjunto de estabelecimentos, incluindo equipamentos e recursos humanos, que prestam os serviços de assistência à saúde. A rede pode ser própria ou contratada. Se a rede for contratada pela Unimed, a denominamos de rede credenciada. Os clientes da Unimed Paraná possuem acesso à rede básica de atendimento, a qual pode ser consultada em nosso Guia Médico, disponível no site, aplicativo, ou chatbot-Julia.

Para agendar uma consulta eletiva, procure no Guia Médico o profissional que você deseja e marque o seu horário. No atendimento, será necessário apresentar o cartão do beneficiário e o documento de identidade. Sempre que possível, ao consultar um médico pela primeira vez, leve os exames já realizados.
Os atendimentos serão prestados por médicos cooperados e serviços credenciados do Sistema Nacional Unimed, dentro do território nacional, de acordo com a rede contratada. Quando você estiver em outra cidade, entre em contato com a Unimed mais próxima para saber quais são os locais em que você poderá receber atendimento.

No estado do Paraná. com a guia de solicitação médica preenchida, você deverá acessar o Aplicativo Unimed Cliente PR, clicar no ícone “Exames e Procedimentos” e selecionar a opção “Liberação de Guias”. A partir daí, basta seguir o passo a passo para finalizar a sua solicitação de liberação. Caso esteja fora do estado do Paraná e tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC: 0800 041 4554 ou 0800 642 2009 para deficientes auditivos. Durante a ligação serão fornecidas orientações específicas de como proceder para liberar os exames e os procedimentos. É importante saber que, depois de liberadas, as guias de solicitação médica têm 30 dias de validade. Portanto, verifique a sua disponibilidade para realizar tal exame ou procedimento antes de liberá-lo.

No estado do Paraná. com a guia de solicitação médica preenchida, você deverá acessar o Aplicativo Unimed Cliente PR, clicar no ícone “Exames e Procedimentos” e selecionar a opção “Liberação de Guias”. A partir daí, basta seguir o passo a passo para finalizar a sua solicitação de liberação. Caso esteja fora do estado do Paraná e tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC: 0800 041 4554 ou 0800 642 2009 para deficientes auditivos
Durante a ligação serão fornecidas orientações específicas de como proceder para liberar os exames e os procedimentos.
É importante saber que, depois de liberadas, as guias de solicitação médica têm 30 dias de validade. Portanto, verifique a sua disponibilidade para realizar tal exame ou procedimento antes de liberá-lo.
 

Sobre os prazos de atendimento

Quais os prazos máximos para o atendimento?
       
Para ser atendido conforme prazos estabelecidos pela RN nº 566, é importante salientar que você deverá ter cumprido os períodos de carência previstos em seu contrato. O atendimento deverá respeitar a abrangência do plano, a cobertura contratual e será prestado na rede cooperada/credenciada da Unimed Paraná.
O atendimento conforme os prazos estabelecidos pela RN nº 566 ocorre para a especialidade médica ou serviço demandado pelo cliente na rede credenciada da Unimed, independentemente, dos médicos ou prestadores da sua preferência.
Clique aqui   e confira os prazos máximos para atendimento dos beneficiários, observando a área de abrangência contratada no seu plano.

O que é urgência e emergência?

       
Situações de urgência são casos resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional. Situações de emergência são aquelas que implicam risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis assim declaradas pelo médico assistente.
 
Como fica a inclusão dos recém-nascidos e recém-casados?
       
O recém-nascido (filho natural ou adotado) que não possui o Cartão do beneficiário só receberá atendimento sem o Cartão do beneficiário durante os primeiros 30 (trinta) dias a contar de seu nascimento, desde que, esteja acompanhado por um dos responsáveis legais inscritos no plano com cobertura obstétrica, que deverá apresentar o seu Cartão Unimed, documento de identidade e a certidão de nascimento do bebê.
Caso esteja vigente o período de carência do representante legal, o filho deverá cumprir carência pelo período que ainda falta ser cumprido pelo representante legal.
Se o plano não possuir cobertura obstétrica, o recém-nascido poderá ser inscrito como dependente, no entanto, precisará cumprir os prazos de carência.
Após os primeiros 30 dias, a contar do seu nascimento, o recém-nascido deverá estar inscrito na assistência médica e só será atendido com o seu Cartão do beneficiário pessoal.
O recém-casado terá isenção de carências, dependendo da previsão contratual.
Obs.: No caso dos planos coletivos, o beneficiário pode requerer cópias das cláusulas contratuais, referendadas no guia de leitura contratual, à Operadora ou ao RH da empresa.

Após contratar um plano de saúde, quando posso ter cobertura para urgência/emergência?

       
Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), a cobertura para urgência/emergência é garantida 24 horas após a vigência do contrato. Caso seja solicitada, a cobertura deve estar dentro das regras estabelecidas pela Agência para cada tipo de plano: ambulatorial, hospitalar sem e com obstetrícia, plano referência. O prazo de cobertura é de 12 horas, em regime ambulatorial, ou prazo inferior, se, antes desse período, evoluir para internação. Se o beneficiário não puder arcar com os custos do hospital credenciado após este período, o transporte para um hospital público deverá ser realizado sob responsabilidade da Operadora. Caso o beneficiário ou responsável legal opte pela internação no hospital privado, a Operadora não tem obrigatoriedade pelo transporte.

Atendimento limitado a 12 horas, se eu não puder ser levado para o SUS por haver algum risco.

       
Se o médico assistente determinar, por escrito, a impossibilidade de transferência por questões clínicas, o beneficiário ou familiar deve negociar as despesas para continuidade do atendimento com o hospital. Neste caso, a Operadora não pode assumir qualquer responsabilidade, após as horas de atendimento inicial.

Quais os prazos máximos para receber respostas às solicitações de procedimentos e serviços?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina, por meio da Resolução Normativa nº 395, condutas que garantam qualidade e transparência no atendimento aos beneficiários. Dentre as regras estabelecidas, estão os prazos para resposta aos pedidos de liberação, conforme detalhado abaixo:

O que é atendimento em Intercâmbio?


Quando você está em uma cidade ou região diferente daquela onde o plano foi contratado e precisa de atendimento médico, estabelece-se o regime de Intercâmbio. Desde que observada a abrangência geográfica contratada, esse processo permite ao beneficiário realizar seus procedimentos na área de ação de outra Unimed, após o cumprimento das carências contratuais. Exemplo: Você é cliente da Unimed X, possui um plano nacional e necessita de atendimento eletivo na cidade Y. Nessa situação, você é um cliente em Intercâmbio.

Por que pode haver divergência entre uma solicitação médica e a autorização?


Exames e procedimentos podem ter o pedido de autorização negado. Só vai acontecer se o que for solicitado não estiver previsto contratualmente, não preencher requisitos/diretrizes de utilização fixados pela própria Agência Nacional de Saúde Suplementar ou estiver expressamente excluído de cobertura, conforme art. 10 da Lei 9.656/98. Além disso, algumas solicitações são negadas após análise de uma terceira opinião, escolhida em comum acordo entre a operadora e o médico assistente, sempre que persistir uma divergência médica.

Você conhece a Central de Agendamentos?

Para agilizar e garantir atendimento com as especialidades médicas cooperadas e serviços credenciados, os beneficiários da Unimed Paraná dispõe da Central de Agendamento, para marcar consultas, exames e cirurgias. Caso encontre dificuldades ou demora para ser atendido pela rede credenciada do Sistema Unimed, basta contatar o Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC, por meio do telefone: 0800 041 4554 e SAC deficientes auditivos: 0800 642 2009, para registrar a sua demanda, que será tratada pela Central de Agendamento.

Caso eu não tenha recebido um bom atendimento, ou minha demanda não tenha sido tratada conforme minha expectativa pela operadora, onde posso reclamar?

A Unimed Paraná possui uma Ouvidoria, que é o canal responsável por acolher manifestação, sugestões e reclamações de beneficiários, caso a primeira instância de atendimento não tenha conseguido atingir suas expectativas. Mais do que prestar um atendimento personalizado, a Ouvidoria ocupa um papel estratégico na organização, razão pela qual está vinculada diretamente à alta direção da operadora. Todas as demandas recebidas pela Ouvidoria ocupam um papel estratégico na organização, razão pela qual está vinculada diretamente à alta direção da operadora. Todas as demandas recebidas pela Ouvidoria são respondidas dentro do prazo legal ou pactuado e se tornam alvo de análise crítica para a melhoria contínua nos processos internos da operadora. Para solicitar o atendimento da Ouvidora, basta acessar e preencher o formulário disponível no botão abaixo. 

Contato das Unimeds do Paraná