Notícias 

Veja abaixo as principais notícias e atualizações da Unimed Paranaguá.

Hidratação em dias quentes: valorize essa boa prática!

Com a chegada do verão e das temperaturas elevadas, a hidratação torna-se um tema ainda mais importante para a nossa saúde e bem-estar. Neste período, o corpo perde mais líquidos através do suor, o que pode levar à desidratação e diversos problemas de saúde.
Texto: Comunicação e Marketing - Unimed Paranaguá
        23 de fevereiro, 2024
Nesta entrevista, vamos conversar com o Dr. Gabriel da Cruz Domingues, para entender melhor a importância da hidratação em dias quentes, como identificar os sinais de desidratação e quais são as melhores maneiras de se manter hidratado durante o verão.

Qual a importância da hidratação durante dias quentes e quais os principais riscos de desidratação nesses períodos?
Manter uma hidratação adequada proporciona um bem-estar físico e mental, evitando sinais e sintomas indesejáveis. Os riscos de desidratação envolvem complicações severas que podem requerer atendimento médico de urgência.

Quais são os sinais e sintomas de desidratação que as pessoas devem ficar atentas?
Devemos ficar atentos a sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e vômitos persistentes, sede excessiva, irritabilidade, sonolência ou confusão mental, além de sinais de alarme como taquicardia e hipotensão.

Existem grupos específicos de pessoas que estão mais suscetíveis à desidratação em dias quentes? Se sim, quais são esses grupos e quais precauções extras eles devem tomar?
Idosos e crianças são mais propensos a desidratação, assim como pessoas que desempenham atividades em áreas externas e ensolaradas. Manter uma ingesta líquida adequada, utilizar roupas leves e frescas, bonés e chapéus, manter-se em locais ventilados e evitar exposição solar excessiva podem auxiliar a diminuir os riscos de desidratação.

Quais são algumas dicas práticas que você recomenda para as pessoas manterem-se hidratadas enquanto estão fora de casa durante o dia?
Realize pausas em locais arejados e longe do Sol. Lembre-se sempre de tomar líquidos em pequenas quantidades e de forma contínua ao longo do dia, mesmo que não esteja com sede. Saia de casa com uma garrafa de água gelada e reponha o que consumir sempre que possível.

Como o consumo de bebidas alcoólicas pode afetar a hidratação durante dias quentes e quais são as recomendações para quem deseja consumi-las de forma responsável?
O álcool afeta a capacidade de retenção de líquidos do nosso organismo. Dessa forma a produção excessiva de urina favorece ainda mais a desidratação. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além de alternar sempre com a ingesta de água e outros líquidos como sucos, chás, água de coco, bebidas isotônicas, dentre outros.