Notícias

Programa de Inovação Aberta da Unimed Pato Branco conclui primeiro ano de ações

        24 de dezembro, 2021

Iniciado em maio de 2021, o Programa de Inovação Aberta - Open Now, da Unimed Pato Branco, em parceria com o Sebrae Paraná, Regional Sul, concluiu, no dia 16 de dezembro, o primeiro ano do projeto. 


Marcando o encerramento deste primeiro ciclo, os multiplicadores e participantes do Programa, assistiram à palestra com Iuri Alencar, sobre Future Thinking e conheceram os próximos passos do Open Now, para o terceiro semestre, que iniciará em 2022. Neste último encontro, que aconteceu de forma presencial no Sebrae, também foram apresentados as ações e os primeiros resultados. 


O Programa de Inovação Aberta foi desenvolvido com o objetivo de promover a mudança da cultura interna da Unimed Pato Branco, em busca da inovação. Utilizando-se para isso agilidade, praticidade e recursos tecnológicos. 


O gerente geral da Cooperativa, Angelo Luiz De Bortoli, mencionou que a avaliação do Programa, é positiva, pois houve a incorporação e a aprendizagem dos conceitos do que é inovação por parte dos participantes, o que tem impactado diretamente no engajamento, para a implantação da cultura da inovação, na Unimed Pato Branco. 


“Os primeiros resultados estão dentro das expectativas, primeiramente a premissa seria trazer os conceitos de inovação para a equipe, plantar a semente e fomentar a disseminação dos conceitos e paralelamente implementar algumas ações como o Design Sprint, Hackathon, o Hunting de Startups. Entendemos que uma das sementes já está germinando, que é o alinhamento interno que precisamos nos relacionar cada dia melhor com nosso cooperado, buscar alternativas para atraí-lo para a Cooperativa, e com o resultado do primeiro design sprint “a chave na mão do cooperado”, percebemos que a semente plantada não morreu, pelo contrário, “vai dar frutos”, a expectativa é positiva”, ressaltou.


Open Now em 2022


O Programa de Inovação Aberta terá continuidade em 2022. Segundo o gerente geral da Unimed Pato Branco, as novas demandas já estão sendo mapeadas e continuam com o foco no relacionamento com o cooperado e o engajamento ainda maior dos colaboradores.


Para isso, os próximos passos envolverão a pré-aceleração de 10 projetos que serão selecionados entre as iniciativas apresentadas até então no Programa; a aceleração dos três projetos finalistas do Hackathon; o hunting das startups e as rodadas de negócios, com os especialistas da Unimed e clientes; na sequência, haverá o término da aceleração dos três projetos finalistas do Hackathon e o lançamento da nova edição do Programa 2022. 

Realizado de forma híbrida, o último encontro do Programa Open Now contou com a presença dos colaboradores da Unimed, da equipe do Sebrae e da empresa parceira Haze Shift Studio