Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você

Notícias da Unimed Poços

Ver todas as notícias

Voltar Dia Mundial da Diabetes: comprometimento no combate à doença

Dia Mundial da Diabetes: comprometimento no combate à doença

A condição, quando não controlada, pode trazer consequências negativas para a visão, rins, coração, nervos e membros inferiores.
        14 de novembro, 2023

Segundo a última edição da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, 10,2% da população adulta do país já convive com a diabetes. Em Poços de Caldas, a Associação dos Diabéticos estima mais de oito mil pessoas convivendo com a doença. Com o objetivo de reforçar a conscientização, principalmente para evidenciar a importância da prevenção, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial da Diabetes, celebrado anualmente em 14 de novembro.  

O tema adotado para as campanhas dos anos de 2021 a 2023 é “Acesso aos Cuidados da Diabetes”. O endocrinologista da Unimed Poços ressalta a relevância do monitoramento constante da glicose e a necessidade de um estilo de vida saudável para o controle da doença. "A diabetes é uma condição que exige uma abordagem abrangente. Além do tratamento medicamentoso, é crucial adotar hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física regular e realizar um acompanhamento médico rigoroso", afirma o cooperado, Júlio César Salles Santos. 

A condição, quando não controlada, pode trazer consequências negativas para a visão, rins, coração, nervos e membros inferiores. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), entre janeiro e agosto deste ano, por exemplo, pelo menos 6.982 amputações de pernas e pés foram realizadas, ou seja, uma média de 28 casos por dia. "A saúde dos pés é crucial para os pacientes diabéticos, pois eles são mais suscetíveis a feridas e infecções. O Ambulatório de Prevenção do Pé Diabético da Unimed Poços inclui avaliações regulares, educação sobre autocuidado e intervenções preventivas para garantir a saúde dos pés dos nossos pacientes diabéticos", destaca Jaqueline de Souza, enfermeira de crônicos e responsável pela avaliação dos beneficiários da cooperativa. 

Uma dieta saudável, atividade física e evitar o uso de tabaco podem prevenir ou retardar o diabetes tipo 2. Além disso, a doença pode ser tratada e suas consequências evitadas ou retardadas com medicamentos, exames regulares e tratamento de complicações. “Caso você tenha diabetes ou história familiar desta doença, ou ainda, esteja com sobrepeso ou obeso, procure um especialista. Lembre-se que o diabetes pode ser uma doença insidiosa. O diagnóstico da pré-diabetes e seu tratamento é a melhor forma de evitar complicações” orienta o endocrinologista da Unimed Poços de Caldas. 


Publicação das Notas do IDSS


Viver Bem


Nossos Canais de Atendimento

A Unimed conta com diversas opções para facilitar a comunicação entre você e a Cooperativa. Confira nossos canais
e entre em contato com a gente.