Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você

Notícias da Unimed Poços

Ver todas as notícias

Voltar Planos Coletivo Empresarial

Planos Coletivo Empresarial

        14 de outubro, 2021

Planos disponíveis para contratação :

Quanto ao tipo de contratação: Coletivo empresarial é aquele que oferece cobertura da atenção prestada à população delimitada e vinculada à pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatutária. Se previsto contratualmente pode abranger ainda:

I - os sócios da pessoa jurídica contratante

II - os administradores da pessoa jurídica contratante

III - os demitidos ou aposentados que tenham sido vinculados anteriormente à pessoa jurídica contratante, em atendimento aos artigos 30 e 31 da Lei nº 9.656, de 1998

IV – os agentes políticos

V – os trabalhadores temporários

VI – os estagiários e menores aprendizes

VII - o grupo familiar até o terceiro grau de parentesco consanguíneo, até o segundo grau de parentesco por afinidade, cônjuge ou companheiro dos empregados e servidores públicos, bem como dos demais vínculos dos incisos anteriores.

 

Obs.: O ingresso do grupo familiar dependerá da participação do beneficiário titular no contrato de plano privado de assistência a saúde.

 

Coletivo Empresarial

Planos

Registro na ANS

Segmentação Assistencial

Acomodação

Abrangência Geográfica

Unipart Enfermaria

485369205

A+H+Ob

Coletiva

Grupo de Municípios Local

Unipart apartamento

485368207

A+H+Ob

Individual

Grupo de Municípios Local

Unipart Standard Regional

471687146

A+H+Ob

Coletiva

Grupo de Municípios Regional

Unipart Executivo Regional

469541131

A+H+Ob

Individual

Grupo de Municípios Regional

Pleno Enfermaria Empresarial

484951205

A+H+Ob

Coletiva

Grupo de Municípios Local

Pleno Apartamento  Empresarial

484954200

A+H+Ob

Individual

Grupo de Municípios Local

Unipoços Standard Empresarial

472734147

A+H+Ob

Coletiva

Grupo de Municípios Local

Unipoços Apartamento  Empresarial

485371207

A+H+Ob

Individual

Grupo de Municípios Local

Unipart 50 Empresarial Standard

418615990

Referência

Coletiva

Grupo de Municípios Local

Unipart 50 Standard Empresarial

472735145

A+H+Ob

Coletiva

Grupo de Municípios Local

Unipart 50 Empresarial Executivo

418616998

A+H+Ob

Individual

Grupo de Municípios Local

Uniplus Standard Nacional

435291012

A+H+Ob

Coletiva

Nacional

Uniplus Executivo Nacional

458630081

A+H+Ob

individual

Nacional

Unifácil Empresarial Standard

489835214

A+H+Ob

Coletiva

Municipal


Como contratar um plano:

Compareça a área comercial da Unimed Poços de Caldas :

 

Botelhos-MG

Avenida Major Antônio Alberto Fernandes nº 476

Centro

Telefone-(35) 3741-2100


Caldas-MG

Praça Melo Viana 243-2

Centro

Telefone-(35) 3735-1646


Campestre-MG

Rua Coronel José custódio nº 178

Centro

Telefone-(35) 3743-1135

 

Poços de Caldas- MG

Rua Pernambuco nº 309

Centro

Telefone-(35) 3729-7424 – (35) 3729-3300 – 9.9809-1638

 

Documentos da Empresa:

  • Cópia do documento de constituição da empresa (contrato social, estatuto ou contrato de firma individual)
  • Cópia da última alteração do documento de constituição
  • Cópia do documento do responsável legal da empresa
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou declaração do FGTS ou cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Cópia do Cartão do CNPJ
  • Cópia da Inscrição Municipal e / ou Estadual
  • Lista do FGTS com mês vigente quitado (somente se algum funcionário for participar do plano empresarial).

 

Documentos do MEI :

 

O Microempreendedor Individual (MEI) também pode fazer contratação do plano de saúde empresarial. Neste caso, são os seguintes documentos:

  • Cartão de CNPJ
  • Alvará (se tiver)
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência.

 

Documentos do titular/Funcionário: Cópia do RG, CPF, PIS carimbo do empregador, Comprovante de Residência e Cartão Nacional do SUS.

 

Documentos dos Dependentes:

 

Maiores de 18 anos: CPF e RG, e cartão nacional do SUS.

Menores de 18 anos: CPF e certidao de nascimento caso o beneficiário menor de idade não tenha outro documento de identidade e cartão nacional do SUS.

 

Obs.: Os clientes devem informar à Unimed Poços de Caldas, no ato da contratação, por meio do preenchimento da declaração de saúde, a condição de doença e/ou lesão preexistente que saiba ser portador. A unimed Poços de Caldas disponibiliza um médico cooperado para auxílio no preenchimento da declaração.

 

INFORMAÇÕES QUE AUXILIAM A ENTENDER MELHOR SOBRE O PLANO DE SAÚDE:

 

DLP - Doença ou Lesão preexistente - doença ou lesão que o beneficiário ou seu representante legal saiba ser portador ou sofredor, no momento da contratação ou adesão ao plano privado de assistência à saúde.


CPT- Cobertura Parcial Temporária - Cobertura assistencial que admite, por um período ininterrupto de até 24 meses, a suspensão da cobertura de procedimentos de alta complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos, relacionados exclusivamente às doenças ou lesões preexistentes (DLP) declaradas pelo beneficiário ou seu representante legal por ocasião da contratação ou adesão ao plano privado de assistência à saúde.

Carta de Orientação ao beneficiário - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), instituição que regula as atividades das operadoras de planos privados de assistência à saúde, e tem como missão defender o interesse público vem, por meio desta, prestar informações para o preenchimento da DECLARAÇÃO DE SAÚDE, através da carta de orientação ao beneficiário.

Para acessar o documento clique aqui

 

Abrangência Geográfica: Território em que a operadora fica obrigada a garantir todas as coberturas de assistência às saúdes contratadas pelo beneficiário, podendo ser Municipal, Estadual, Nacional, Grupo de Municípios ou Grupo de Estados.

 

Obs.: Em casos de urgência e emergência o atendimento é nacional no Sistema Unimed, mediante apresentação do cartão magnético do plano.

 

a) EMERGÊNCIA: é a constatação médica de agravo à saúde que implique em risco iminente de vida, de lesões irreparáveis ou ainda de sofrimento intenso para o paciente (Beneficiário) a exigir tratamento médico imediato.

b) URGÊNCIA: é a ocorrência imprevista de agravo à saúde, resultante de acidente pessoal ou de complicação no processo gestacional, sem o risco potencial de vida em que, o paciente (Beneficiário), necessite de assistência médica.

 

Coparticipação: Entende-se por coparticipação a parte efetivamente paga pelo cliente para cada procedimento realizado. É uma forma de redução no valor da mensalidade do plano de saúde.

  • Plano coparticipativo de 30% com tetos limitadores

  • Plano coparticipativo de 50% com tetos limitadores

  • Plano com coparticipação somente nas internações clínicas, cirúrgicas e psiquiátricas

 

Características dos Planos de acordo com a segmentação contratada

Segmentação Assistencial: Significa cada um dos tipos de plano: (A - ambulatorial) + ( H – Hospitalar) + (Ob- Obstetrícia) + ( O – Odontológico) e suas combinações para a assistência à saúde contratada pelo beneficiário.

 

Coberturas:


De acordo com a segmentação assistencial contratada e suas combinações, seguindo o Rol de procedimentos e eventos da Agência Nacional de saúde, e suas diretrizes.

 

A (AMBULATORIAL)

  • Atendimentos realizados em consultório ou ambulatório

  • Consultas nas especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina- CFM

  • Serviços de apoio diagnóstico, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais

  • Procedimentos cirúrgicos ambulatoriais

  • Consultas/sessões psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional

  • Fisioterapia

  • Cobertura de atendimentos caracterizados como de urgência e emergência

 

H (HOSPITALAR)

  • Atendimentos realizados em todas as modalidades de internação hospitalar

  • Cobertura das despesas referentes a honorários médicos, serviços de enfermagem e alimentação do paciente

  • Cobertura de exames complementares indispensáveis para o controle da evolução da doença relacionada a doença que motivou a internação.

  • Internação clínica, cirúrgica e psiquiátrica

  • Cobertura de atendimentos caracterizados como de urgência e emergência

 

OB( OBSTETRÍCIA)

  • Abrange os procedimentos relativos ao pré-natal, assistência ao parto e puerpério

  • Cobertura assistencial ao recém-nascido durante os 30(trinta) dias após o parto

  • Opção de inscrever o recém-nascido no plano como dependente, para aproveitamento de carência, durante 30( trinta) dias após o parto, desde que pai ou mãe tenham cumprido a carência de 180(Cento e oitenta dias)

 

AHOB ( AMBULATORIAL + HOSPITALAR+ OBSTETRÍCIA)

  • Contempla todo o Rol de procedimentos da ANS conforme segmentação contratada

  • Consulta em todas as especialidades reconhecidas

  • Exames simples e de alta complexidade

  • Procedimentos cirúrgicos ambulatoriais

  • Internações clínicas, cirúrgicas e psiquiátricas

  • Fisioterapia

  • Consultas/sessões psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional

  • Cobertura pré natal e parto

  • Cobertura de atendimentos caracterizados como de urgência e emergência


Regras para reembolso: Acesse as informações clicando aqui

 

Carência : Período corrido e ininterrupto, determinado em contrato, contado a partir da data de início da vigência do contrato do plano privado de assistência à saúde, durante o qual o contratante paga as contraprestações pecuniárias, mas ainda não tem acesso a determinadas coberturas previstas no contrato.


Prazo de cumprimento das carências:

 

Urgência e Emergência - 24h

Consultas eletivas | Pronto-Atendimento | Pronto-Socorro - 30 dias

Exames simples - 30 dias

Exames de Alta Complexidade – 180 dias

Fisioterapia- Fonoaudiologia- Psicologia- Terapia Ocupacional – 180 dias

Procedimentos especiais e cirurgias ambulatoriais - 180 dias
Internações clínicas, cirúrgicas, psiquiátricas e UTI - 180 dias

Parto a termo - 300 dias

Doenças e lesões preexistentes/CPT = 24 meses


Reajustes:
 

Reajuste Anual: Atualização do valor da CONTRAPRESTAÇÃO PECUNIÁRIA (mensalidade) estabelecido em contrato para fazer frente a desvalorização da moeda.

 

Reajuste por Faixa etária: Aumento da CONTRAPRESTAÇÃO PECUNIÁRIA do plano em função do deslocamento do beneficiário de uma faixa etária para outra.


Sobre o reajuste anual:

Reajuste para o pool de risco (regulamentado pela RN 309/12) – até 49 vidas

Todas as empresas com menos de 50 vidas serão reunidas em um único grupo exclusivamente para fins de reajuste. O cálculo é feito pela operadora e ocorre da seguinte maneira:

A soma de todos os custos gerados pelo pool em cada atendimento médico realizado, dividido pelo valor que foi pago pelas empresas durante o período em análise (sinistralidade. Após apurado, o índice será aplicado a cada uma das empresas no mês de aniversário do contrato.

Reajuste para empresas acima de 50 vidas


O cálculo é feito da mesma forma , A soma de todos os custos gerados Pelos beneficiários em cada atendimento médico realizado, dividido pelo valor que foi pago pela empresa para operadora durante o período em análise (sinistralidade) . Após calculado, o índice apurado será apresentado a empresa e após livre negociação entre as partes será aplicado no mês de aniversário do contrato.

 

OBS.: Cada empresa é analisada individualmente e o reajuste é de livre negociação entre as partes.

 

Rede Prestadora: Para acessar a rede prestadora através do guia médico: Acesse:

https://www.unimed.coop.br/web/pocosdecaldas/guia-medico#


Publicação das Notas do IDSS


Viver Bem


Nossos Canais de Atendimento

A Unimed conta com diversas opções para facilitar a comunicação entre você e a Cooperativa. Confira nossos canais
e entre em contato com a gente.