Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

01 de julho de 2021

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é uma modalidade de serviços continuados na área de saúde, que envolve ações de promoções de saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitações voltadas para o paciente e também seus familiares. O SAD promove ações interdisciplinares que disponibilizam um conjunto de atividades prestadas em domicílio – PAD, pré-determinados de acordo com a complexidade clínica aos beneficiários elegíveis.

 

Objetivos

  • Promover soluções em saúde no âmbito domiciliar e proporcionar qualidade de vida aos clientes da Unimed Ponta Grossa;
  • Possibilitar ao paciente o convívio humanizado em seu meio familiar e social;
  • Oferecer apoio e suporte profissional à família e ao cuidador, capacitando-os para assumir os cuidados com segurança;
  • Contribuir para a estabilidade e/ou retardamento da evolução das doenças.

Benefícios:

  • Humanizar todo o tratamento, a reintegração ao meio social e familiar contribuindo ativamente no processo de recuperação clínica do beneficiário;
  • Oferecer conforto e bem-estar ao paciente, propiciando uma melhor qualidade de vida por estar em seu ambiente;
  • Facilitar a participação dos familiares no processo do “cuidar”, promovendo integração com a equipe que presta a assistência ao paciente e oferecer maior tranquilidade e segurança a todos os envolvidos;
  • Diminuir os riscos de internações ou reinternações prolongadas, pois é possível uma intervenção assertiva devido à proximidade e conhecimento da equipe multidisciplinar.

Quem pode participar:

Beneficiários da Unimed Ponta Grossa com indicação médica e com avaliação da equipe, preenchendo todos os critérios de elegibilidade baseado na complexidade clínica.

Tempo de participação:

O tempo de participação é definido de acordo com o quadro clínico do paciente que pode mudar a cada avaliação, sendo regido por avaliação regular de elegibilidade.
A inclusão e a manutenção do paciente no programa dependerão da avaliação e aprovação pela equipe. O atendimento prestado não faz parte das garantias contratuais oferecidas e agregadas ao plano de saúde. O atendimento domiciliar é oferecido pela Unimed Ponta Grossa aos seus clientes por mera liberalidade (não existe cobertura contratual e legal para serviços dessa natureza), e a cooperativa não possui o serviço de internação domiciliar (homecare).

Contato:

Telefone