Faça sua busca aqui
Sem menu de acesso rápido cadastrado.
Institucional
Canais e Serviços
Quero ser Cliente
Contatos
Voltar Cuidar da saúde bucal é cuidar do coração: entenda a relação
A saúde da boca e a do coração estão mais conectadas do que parece à primeira vista. Uma das condições mais preocupantes é a endocardite infecciosa, uma infecção do revestimento interno do coração. Essa doença surge quando as bactérias responsáveis por cáries, gengivite e periodontite vão parar na corrente sanguínea e chegam até lá.
As bactérias podem se fixar em áreas lesionadas do coração, onde se multiplicam. Desta forma, podem comprometer suas funções, como o bombeamento de sangue: um sinal comum de insuficiência cardíaca.
Se não tratada, a infecção pode progredir, atingindo órgãos como cérebro, rins e pulmões. Isso aumenta o risco de AVC, embolia pulmonar e insuficiência renal aguda, entre outras complicações.
A infecção é rara em pessoas saudáveis, mas pode ser perigosa para quem já tem algum tipo de doença cardíaca. Isso não quer dizer, no entanto, que pessoas com o coração em dia devam relaxar nos cuidados com a boca.
Dados do Incor de 2019 apontam que cerca de 45% das doenças cardíacas têm origem na boca, confirmando que uma saúde bucal precária pode ser um risco.
A seguir, listamos algumas práticas que podem evitar complicações graves e contribuir para uma vida mais saudável. Confira:
Cuide do seu sorriso, cuide do seu coração!
Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia, Conselho Regional de Odontologia, Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.
Para a Empresa